O deputado federal Filipe Barros (PSL-PR) é o único parlamentar da região de Londrina a constar no estudo ‘Os Cabeças do Congresso‘, elaborado pelo Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar (Diap) e publicado com exclusividade pelo jornal Correio Braziliense, neste domingo (09/06). O levantamento aponta os 100 deputados e senadores mais influentes no Congresso Nacional neste primeiro semestre.
Para fazer a classificação, o Diap adota critérios qualitativos e quantitativos, que incluem aspectos institucionais, de reputação e de decisão, a partir de postos ocupados, capacidade de negociação e liderança. Com base nesses quesitos, a equipe do departamento faz entrevistas com parlamentares, assessores legislativos, cientistas e analistas políticos e jornalistas, além de levantamentos relacionados a projetos apresentados e a discursos proferidos.
São considerados também resultados de votações, relatorias, intervenções nos debates, frequência de citações na imprensa, análise dos perfis e grupos de atuação.
O estudo faz ainda uma diferenciação entre aqueles que já são “influentes” e os considerados “ascendentes”, ou seja, os começam a ganhar destaque agora. Embora esteja em primeiro mandato, Barros não chegou a ser categorizado como “ascendente”, recebendo a classificação de “influente” já no primeiro relatório da instituição referente a esta legislatura.
“Sinto-me honrado por constar nesta lista. Penso que é um reconhecimento do meu trabalho como parlamentar, ao qual pretendo dar continuidade com o mesmo rigor de princípios com o qual o desempenhei nesse primeiro semestre de mandato”, afirma o deputado londrinense.
Confira a lista completa dos 100 parlamentares mais influentes segundo o Diap