O deputado estadual Guto Silva deve oficializar ainda esta semana desfiliação do PSD e pretende ingressar no PP para conseguir viabilizar sua candidatura ao Senado Federal.
Guto, apresentado como nome de Ratinho Junior para senador está enfrentando resistência no partido, principalmente depois de movimentos de Alvaro Dias (Podemos) que aos 77 anos vai tentar o quinto mantado no Senado, e ameaçou disputar o Governo do Paraná caso não tenha apoio do governador.
Para ganhar as eleições em 2018, Ratinho Junior acendeu velas para vários mestres, e agora é cobrado pelo apoio. Nas palavras de Alvaro, ele tinha um acordo com o governador já pré-estabelecido, que sendo cumprido, afastaria Guto Silva da disputa pela única vaga.
A indignação de Alvaro foi tão grande, que ele tentou usar Cesar Silvestri Filho, que agora está no PSDB, para negociar com Ratinho. Isso fez o Podemos derreter no estado, e uma debandada foi o que sucedeu a empreitada de Dias, desidratando ainda a campanha de Moro à presidência.
Guto Silva, temendo um boicote, passou a analisar e discutir com os mais íntimos a mudança de partido. Ele foi convidado formalmente por Ricardo Barros a ingressar no PP com a garantia de a benção de ser candidato à vaga de Senador. Ele angaria para si os mais de R$ 400 milhões de fundo partidário do PP e ganha a independência necessária do partido do governador.