A vereadora Jessicão (PP) se disse decepcionada e surpresa com o veto do prefeito Marcelo Belinati (PP) ao seu projeto de lei (02/2021) que autoriza o funcionamento do comércio de Londrina durante 24 horas por dia.
Ela justifica que “Londrina está precisando urgentemente de empregos” e que a decisão do prefeito vai na contramão dessa intenção.
Belinati vetou integralmente o projeto de lei por entender que a medida pode acabar por prejudicar comerciantes e funcionários. Ele defendeu que os trabalhadores, entre empresários e empregados, tenham direito a tempo de lazer por exemplo.
“Ao vetar esse projeto, levo em conta especialmente, que muitos e muitos comerciários e comerciárias – funcionários e funcionárias do comércio estudam à noite, muitas outras são casadas, sem falar naqueles que saem do serviço e precisam ir para casa para cuidar de
pais idosos ou de seus filhos. Valendo ressaltar que o comérciario também tem direito de um tempo para conviver com a família, amigos ou desfrutar de momentos de lazer“, disse o prefeito no despacho em que decidiu pelo veto.
Jessicão contestou Belinati e classificou a decisão do chefe do executivo como “politiqueira” e sem embasamento jurídico.
Nosso projeto não obrigava ninguém a trabalhar 24 horas. Ele dava a liberdade para o cara [sic] escolher se ele iria abrir mais cedo, fechar mais tarde, se ele iria abrir no domingo, se sábado ele iria trabalhar até mais tarde”
Jessicão (PP), vereadora de Londrina
Jessicão também argumentou que a pauta se tratava sobre liberdade.
“Era só liberdade, o projeto era sobre liberdade, o que não acontece hoje no comércio. O comércio tem seus horários muito travados e o cara [sic] que quer abrir mais cedo ele não pode. Se ele quiser ficar uma hora a mais ele não pode (…)” disse.
A vereadora afirmou que vai trabalhar no sentido de derrubar o veto do prefeito. “Vou levar pra câmara, preciso de 10 vereadores conscientes e acredito que vou conseguir; Vou trabalhar atrás disso para a gente derrubar o veto do prefeito”, amenizou.
Receba notícias do 24H News no seu Telegram e saiba tudo em primeira mão! Inscreva-se em nosso canal: clique aqui!