“Eu amo minha cidade, e quero ficar pra sempre aqui” – Foi com essas palavras que a deputada federal Luísa Canziani (PTB-PR) resumiu seu sentimento por Londrina.
Eleita aos 23 anos a deputada mais jovem do Brasil, Luísa tem um pensamento atualizado e voltada para a inovação. Filha do ex-deputado Alex Canziani, que por muitos anos teve como bandeira a educação, Luísa segue nessa linha, mas tem uma proposta maior: Atrair para Londrina empresas que possam transformar a cidade em um ecossistema completo de tecnologia.
Para isso, reuniões com empresários e lideranças tem sido eventos constantes na agenda dela, além dos discursos em Brasília, que destacam o crescimento da área de T.I no Brasil. “As cidades do futuro precisam investir na tecnologia hoje para garantir a qualidade de vida amanhã”.
Canziani quer que Londrina seja um dos grandes polos desse setor no país. “Temos um ecossistema completo de inovação e uma cidade com muito potencial para crescer na tecnologia”.
É fato que hoje, o mercado de T.I é o que mais cresce, gerando bilhões de reais na economia das cidades. Em Londrina não é diferente, mas acabou sendo deixada para trás por outras cidades por conta do baixo investimento no setor. O objetivo é mudar isso, fazendo com que Londrina se torne competitiva.
“Investir em fibra ótica para internet de alta velocidade e buscar parcerias que tragam a cidade propostas inovadoras. Temos um Parque Tecnológico que meu pai ajudou a construir enquanto deputado. Agora, no meu mandato, quero contribuir para que as empresas se interessem pela cidade e gerem empregos de alta qualidade aqui. Estamos trazendo cursos universitários e oportunidades”, disse entusiasmada ao contar sobre sua proposta.
Para que isso se torne concreto, a deputada tem buscado parcerias com entidades e investimentos federais. Uma emenda parlamentar dela, busca instalar em Londrina uma unidade do Embrapii (Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial). O Embrapii ficará na Usina 4.0, um projeto do Fiep que busca incluir estudantes regulares em um ambiente de inovação e criatividade – um estímulo ao aprendizado.
Muito trabalho ainda precisa ser feito, e Luísa reconheceu isso: “Em 9 meses de mandato já destinamos emendas para a saúde, educação, tecnologia e inovação. Mas ainda há muito por fazer. Com parcerias e diálogo com entidades e lideranças, vamos desenvolver a união em prol do desenvolvimento da nossa região”.