O prefeito Marcelo Belinati (Progressistas) está em primeiro lugar nas intenções de voto para a prefeitura de Londrina. As eleições acontecem em novembro, e segundo o levantamento feito pela Ágili Pesquisas, ele aparece com 49% das intenções de voto. Boca Aberta (Pros) aparece em segundo, com 12,46% das intenções. O levantamento foi feito entre 23 e 26 de julho e ouviu 653 pessoas em todas as regiões de Londrina.
A pesquisa foi registrada no TSE sob o número PR-08779-2020. Belinati lidera o favoritismo à prefeitura tanto no voto espontâneo quanto no estimulado. O levantamento espontâneo avalia quais os possíveis candidatos que são mais mencionados pelo eleitorado, sem a apresentação de opções.
29,97% citaram Marcelo Belinati, enquanto Boca Aberta foi mencionado por 3,79%; O ex-prefeito Alexandre Kireeff foi lembrado por 1,26% e Barbosa Neto (PDT) por 1,10%. Os demais candidatos foram citados por menos de 1% dos eleitores.
ESTIMULADA
Na pesquisa estimulada, que apresenta as opções de candidatos aos eleitores, Marcelo Belinati aparece com 49,68% dos votos. Boca Aberta aparece em segundo, com 12,46% dos votos e Filipe Barros, do PSL, vem em seguida com 5,99% das intenções de voto. O ex-prefeito Barbosa Neto, que disse que pretende se candidatar, aparece em quarto lugar com 3,94% seguido por Thiago Amaral (PSB) com 1,74%.
Em outro cenário, em que Mara Boca Aberta, esposa de Boca Aberta, aparece como candidata a prefeitura, a vantagem de Belinati cresce, e conforme o levantamento, a eleição terminaria no primeiro turno.
VEJA COMO FICA O CENÁRIO:
REJEIÇÃO
Em outra questão, a pesquisa perguntou aos entrevistados em qual candidatos ele não votaria de jeito nenhum. Como na estimulada, uma lista dos possíveis candidatos foi apresentada.
Boca Aberta lidera a rejeição, com 40,06% seguido por Barbosa Neto, com 13,09% e Marcelo Belinati, que tem 6,94% de rejeição. Na mesma lista, 5,05% do eleitorado disse que não votaria de jeito nenhum em Filipe Barros, enquanto 2,84% mencionou Thiago Amaral e 1,58% disseram Scalassara (PT).