Um projeto do vereador Giovani Mattos, do PSC, quer proibir o consumo de bebidas alcóolicas definitivamente em locais públicos de Londrina. A infração da regra culminaria em multa de R$ 500 para o consumidor, cujo o não pagamento implica na inclusão do nome no SPC e Serasa.
A proposta altera a lei seca municipal que já é aplicada entre as 22h até as 8h da manhã e sugere que a vigência seja durante as 24 horas do dia. A regra vigente também prevê a multa.
Na prática, o projeto de Giovani Mattos se mostra negativo para a economia local, já sufocada durante a pandemia, e pode representar o fim das mesas de bar em calçadas por exemplo, o que ainda pode significar o fechamento de pequenos comerciantes, que sobrevivem dessa economia.
Sem ser específico, o PL abre brechas para diversas interpretações, e pode se voltar principalmente contra os empresários do setor de bebidas. A proibição afetaria por exemplo eventos como o carnaval, além de vendedores ambulantes.
Apesar de afetar a cidade inteira, a estratégia de Giovani Mattos agrada seu eleitorado conservador e predominantemente evangélico. Ele tentou se eleger deputado federal em 2022, mas não conseguiu.
Receba notícias do 24H News no seu Telegram e saiba tudo em primeira mão! Inscreva-se em nosso canal: clique aqui!