Nesta quarta-feira, 18 de setembro, o Twitter/X voltou a funcionar em alguns dispositivos, após ter sido bloqueado por decisão do Supremo Tribunal Federal (STF). Tanto o STF quanto a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) ainda não confirmaram se o retorno é temporário ou definitivo. No entanto, a rede social permanece inacessível para alguns usuários, especialmente via navegadores, enquanto o aplicativo parece estar operando normalmente em certos dispositivos.
Nas redes, o retorno parcial do Twitter/X virou motivo de comemoração, com hashtags como “O Twitter voltou” e “Ele voltou” dominando os Trending Topics, com mais de 15 mil postagens.
O STF, em resposta à Folha de São Paulo, declarou que a situação aparenta ser uma “instabilidade no bloqueio de algumas redes”. A Anatel, sob controle do governo Lula e responsável por cumprir a ordem do ministro Alexandre de Moraes, não se manifestou sobre o retorno parcial da rede.
Contexto do bloqueio e decisão judicial
Na semana passada, o ministro Alexandre de Moraes determinou a destinação de R$ 18,35 milhões bloqueados do Twitter/X e da Starlink para os cofres da União, como pagamento de multas aplicadas por descumprimento de decisões judiciais. O empresário Elon Musk, proprietário das plataformas, afirmou que não cumpriu as ordens judiciais por considerar que impunham censura inconstitucional.