Paraná Pesquisas: Lula lidera com 40% dos votos; Bolsonaro tem 29% e Moro 10%

Derick Fernandes
2 min de leitura
Divulgação: Este site contém links de afiliados. Ao clicar neles, você já ajuda a apoiar nosso trabalho, sem qualquer custo adicional para você. Cada clique faz a diferença e nos permite continuar trazendo conteúdo de qualidade! ❤️
Foto: Arquivo

Um levantamento do Paraná Pesquisas divulgado nesta quarta-feira (02) detalha a opinião pública em relação ao cenário eleitoral de 2022. O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) lidera a corrida presidencial com 40,1% das intenções de voto, contra 29,1% do atual presidente, Jair Bolsonaro (PL).

De acordo com a pesquisa, os números revelam que Lula teve um crescimento de 5,2 pontos percentuais em relação ao levantamento divulgado em novembro de 2021. Bolsonaro, por sua vez, se manteve estável e teve inclusive uma queda de 0,1 ponto percentual.

Já o ex-juiz e ex-ministro da Justiça Sergio Moro (Podemos) aparece em terceiro colocado na preferência do eleitorado com 10,1%. Ele teve queda de 0,6 ponto percentual, comparado ao levantamento anterior.

A senadora Simone Tebet (PMDB) teve 0,8%, e o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (DEM), obteve 0,4%. Já o ex-ministro da Saúde Henrique Mandetta (DEM) aparece com 0,1% das intenções.

O percentual de eleitores que não souberam ou não opinaram é de 3%. Brancos e nulos correspondem a 7,5%.

SEGUNDO TURNO

Numa simulação do segundo turno, Lula também venceria seus principais adversários. Na disputa com Jair Bolsonaro, o petista obteria 48,8% dos votos, enquanto o atual presidente conquistaria 34,4% dos eleitores. Brancos e nulos somam 13,5% e não souberam e não responderam correspondem a 3,4%.

Na pesquisa anterior, Lula havia obtido 42,5% dos votos e Bolsonaro, 35,6%.

O ex-presidente também venceria Sergio Moro por 47,1% a 29%. Brancos e nulos somam 20,2% e não souberam ou não responderam, 3,7%.

Na simulação de novembro, Lula obteve 40,7% e Moro, 29,8%.

METODOLOGIA

O instituto ouviu 2.020 eleitores nas cinco regiões do país entre 27 de janeiro e 1º de fevereiro. A margem de erro é 2% e o grau de confiança da pesquisa é de 95%.

Compartilhe