Porque 11 de agosto é considerada uma data simbólica na USP?

11 de agosto é o dia do estudante e também um dia de luta pela democracia e educação.

Redação
Por Redação Deixe um comentário 2 min de leitura
Divulgação: Este site contém links de afiliados. Ao clicar neles, você já ajuda a apoiar nosso trabalho, sem qualquer custo adicional para você. Cada clique faz a diferença e nos permite continuar trazendo conteúdo de qualidade! ❤️
Largo de São Francisco será palco da divulgação oficial da Carta aos Brasileiros em Defesa da DemocraciaFoto: Getty Imagens

Nesta quinta-feira (11), a “Carta às brasileiras e aos brasileiros em defesa do Estado Democrático de Direito!” Será lida no Pátio das Arcadas do Largo de São Francisco, no estado de São Paulo. A data de 11 de agosto é simbólica, pois marca grandes lutas políticas em defesa da democracia e também o dia do estudante.

Além deste marco que é a leitura da carta, em toda a história do Brasil a data é referência para muita luta pela educação e democracia. Em 11 de agosto de 1827, Dom Pedro I, decretou a criação de cursos jurídicos no Brasil, ação essa que deu origem a Faculdade de Direito de São Paulo.

Já no ano de 1977, professores e alunos da Universidade de São Paulo (USP), saíram em marcha de comemoração aos 150 anos do curso.

No ano de 1992, a data foi marcada por milhares de pessoas que se opuseram ao atual presidente da época Fernando Collor de Mello, que sofreu impeachment no final do ano de 92.

Agora a data de 2022, vai ficar como marco para os livros de história, principalmente pelos seus grandes apoiadores que assinaram a carta em forma de luta a democracia brasileira.

Receba notícias do 24H News no seu Telegram e saiba tudo em primeira mão! Inscreva-se em nosso canal: clique aqui!

Compartilhe
Comentar

Acesse para Comentar.