O Paraná vai entrar em lockdown a partir de quarta-feira (01) devido ao aumento de casos de coronavírus no estado. A informação é da RIC TV que detalhou que o decreto que irá restringir as atividades no estado está sendo editado e deve ser anunciado nesta terça-feira (30).
Segundo a reportagem, a medida durará 14 dias. Os detalhes ainda estão sendo discutidos pela equipe técnica do governo. Não há informações se o lockdown valerá para todo o Paraná ou apenas para as regiões de Cascavel, Foz do Iguaçu, Curitiba e Paranaguá.
O Ministério Público Estadual (MPE) entrou com ação contra o governo requerendo que a medida seja adotada especificamente nessas regiões. Não há previsão para lockdown em Londrina e no Norte do Paraná, por conta da taxa de recuperados e ocupação dos hospitais da região.
Parte da equipe do palácio Iguaçu relutou em adotar a medida drástica, mas diante do aumento da taxa de ocupação dos leitos de UTI no Estado, a decisão foi que o lockdown pode ser a única ferramenta momentânea para evitar que o quadro piore ainda mais.
Nesta segunda (29) o Paraná passou de 600 mortes e já confirma mais de 21 mil casos de Covid-19. Somente hoje foram 573 contaminados a mais, e 14 novos óbitos registrados, segundo boletim da Secretaria de Estado da Saúde (SESA).