A transmissão da Copa América no SBT, emissora detentora dos direitos televisivos para exibição do torneio no Brasil, não foi capaz de superar a Globo em audiência. Além disso, o jogo de Brasil e Venezuela rendeu um recorde negativo para a emissora de Silvio Santos, como a menor audiência registrada na história do torneio.
Segundo dados do Kantar Ibope na Grande São Paulo, o primeiro jogo foi visto por dois milhões e 793 mil pessoas, pior número desde Brasil x Equador em 2016.
A estratégia da Globo para frear a audiência da concorrente deu certo. Ela realocou a partida do Flamengo para às 16h e acertou em colocar Tiago Leifert como apresentador do “Domingão do Faustão”, uma vez que Fausto Silva, titular do programa, está internado com quadro de infecção urinária.
Mesmo com o início da partida, o programa da Globo ficou na liderança de audiência. Na média, o SBT marcou 13,6 pontos com pico de 15,8 pontos às 19h51. Já a emissora dos Marinhos bateu 16,4 pontos com pico de 18,6 às 19h52. A vantagem da Globo sobre o SBT ainda foi maior no pré e no pós jogo.
Entre 17h36 e 19h59 a Globo ficou com 17 pontos na média, enquanto o SBT atingiu 12,4 pontos.
BONS NÚMEROS PARA O SBT
Apesar de não conseguir desbancar a Globo, a audiência do SBT foi confortável e a diferença foi muito menor em relação aos outros domingos. Na semana passada, por exemplo, a maior audiência do SBT foi o sorteio da tele-sena que atingiu 8,8 pontos.
No consolidado, o SBT cresceu 55% em audiência em relação ao domingo anterior.