Neste sábado, 20 de março, o canal de streaming Globoplay lançou o documentário produzido pelo jornal The New York Times: Freaming Britney Spears: A vida de uma Estrela. A estreia foi anunciada durante o cinema do Líder no BBB21 nesta manhã e já vem causando agitação do público, ficando entre os mais vistos da plataforma da Globo.
O documentário parte de tutela de Jamie Spears, pai de Britney Spears, sobre a filha, o que lhe permite controlar a vida e as finanças da cantora pop. Vemos toda a trajetória da diva, desde o “Clube do Mickey”, do qual participou quando tinha apenas 11 anos, passando pela seu crescimento como cantora, o assédio de paparazzi, e a sua internação numa clínica psiquiatra.
A diretora do documentário, Samantha Stark, questiona a tutela de Jamie e aponta como é lucrativo o controlar a vida de Britney Spears. Segundo o longa, Britney precisa da autorização do pai para tudo, desde aceitar trabalhos e viajar, até ver os filhos e amigos.
Indignados com a situação, os fãs criaram o movimento #freebritney após o desaparecimento da cantora em suas redes sociais. O que parecia ser apenas uma teoria da conspiração acaba sendo confirmado quando Britney Spears entra na justiça contra o seu pai buscando o cancelamento da tutela.
Além ,da briga com o pai, a documentário critica a perseguição de paparazzi à diva. Cenas mostram o assedio de fotógrafos e jornalistas que buscam lucrar com imagens polêmicas da cantora. Críticas em relação a sua exposição sexualizada, e o machismo envolvido em todo o processo de desmoralização de Britney nos faz ver uma mulher desesperada e pedindo por paz.
O longa vem trazendo grande movimentação de famosos após a sua estreia nos Estados Unidos, em fevereiro deste ano na FX. Estrelas como Paris Hilton e Rose McGowan manifestaram apoio à Britney Spears.