A novela “Garota do Momento”, produzida pela TV Globo, virou destaque internacional na última semana após a renomada “Variety” apontar boa repercussão da trama. A matéria produzida pela revista americana contou com entrevista exclusiva da criadora da obra, Alessandra Poggi, que afirmou ter escolhido a dedo o ano de 1958 para ambientar a história.
“Tínhamos acabado de ganhar a Copa do Mundo pela primeira vez. Foi o ano em que a Bossa Nova foi inventada, tivemos o Cinema Novo, a construção da nossa capital, Brasília… Então comecei a investigar o que não era tão bom em 1958, porque as coisas não poderiam ter sido tão idílicas para todos”, declarou.
O sucesso que vem sendo apresentado nos Estados Unidos pelo nome de “She’s the One”, conta a história da jovem Beatriz (Duda Santos), que acredita ter sido abandonada pela mãe aos 4 anos e sempre sonhou reencontrá-la. Em meios a encontros e desencontros e ótimas histórias coadjuvantes para acompanhar a trajetória da protagonista, Beatriz descobre que sua mãe, interpretada por Carol Castro, sofreu um acidente 16 anos atrás, resultando em perda de memória que a impede de se lembrar da vida antes das mentiras e manipulações de Juliano (Fábio Assunção) e Maristela (Lilia Cabral), seu atual marido e sogra.
Com elenco recheado de sucessos brasileiros como Letícia Colin, Maisa Silva, Danton Mello e Débora Ozório, a novela das 18h aborda temas necessários tanto para ajudar a retratar a realidade da época, como para fazer o público refletir sobre a atualidade. Todos os personagens enfrentam suas próprias batalhas e descobertas, emocionando os telespectadores em cenas que retratam assuntos como racismo, homofobia e machismo nas telinhas da Globo.
Para Poggi, quando se presta atenção na abordagem que deseja usar para tratar dessas questões, se questionando qual a melhor maneira para se ter uma reação reflexiva do público é possível explorá-las em todos os espaços. “Muitas crianças estão assistindo a novela. Famílias inteiras se sentam para assistirem a novela juntas. Meus filhos assistem. É tudo sobre o tom.”
A reportagem que também cita os sucessos O Cravo e a Rosa (2000) e Chocolate com Pimenta (2003) deu à obra nacional o reconhecimento perante a imprensa americana, apresentando ao mercado estrangeiro o sucesso nacional. Com data final adiada, a trama foi estendida para conter mais 18 capítulos, justamente devido à sua incrível repercussão e audiência nas últimas semanas.