Pacientes que procuraram atendimento na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Jardim do Sol, na Zona Oeste de Londrina, na manhã desta quarta-feira (30), relatam que esperam por mais de 6 horas no local.
Algumas pessoas se revoltaram e cobraram explicações para a demora. Elas contaram que aguardam durante toda a manhã informações sobre a previsão de atendimento, mas que não houve uma resposta concreta.
A reportagem do 24H News esteve no local e confirmou que haviam pacientes esperando desde as 7h30 da manhã desta segunda, entre eles idosos e crianças. A maioria das pessoas ainda não havia almoçado nem tomado café quando já passava das 14h00.
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Senhor Mauro é um desses pacientes. Em conversa com a equipe ele relatou que chegou na UPA às 9h10 da manhã, e que procurou atendimento por causa de uma hérnia. Impossibilitado de trabalhar, ele já aguardava durante 5 horas para ser chamado pelo médico.
Funcionários da UPA Jardim do Sol admitiram o excesso de tempo de espera, mas justificaram a demora por conta da alta demanda. De acordo com o informativo da escala, seis médicos estavam de plantão, tanto pela manhã quanto no período da tarde.
Apesar disso às 14h eles ainda chamavam pacientes das 9h da manhã. Uma funcionária relatou que ao longo do período houve a chegada de outras pessoas que precisavam de prioridade no atendimento, e que isso ocasionou a lotação da UPA. Ela também confirmou que o tempo médio de espera estava entre 6 e 7 horas.
Banheiro alagado
Não bastasse a situação da demora no atendimento, os pacientes ainda se depararam com outro transtorno. O banheiro masculino da UPA estava alagado, sem condições de uso. Com o piso encharcado, os usuários tiveram que procurar estabelecimentos próximos poder usar o banheiro.
A princípio o problema seria referente a um vazamento sem conserto. O local estava sujo e em situação insalubre.
O secretário de Saúde Felippe Machado foi procurado para comentar o assunto e explicar quais medidas serão tomadas., mas não havia retornado o contato até o fechamento da reportagem.
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