A prefeitura de Londrina liberou nesta manhã (15) o trânsito de veículos na nova rua Prefeito Faria Lima. A via foi duplicada desde a rotatória com a avenida Aniceto Espiga até o cruzamento com a avenida Maringá. A liberação foi feita por agentes da Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU) às 09h.
A obra vai melhorar a mobilidade urbana e facilitar o tráfego de veículos em uma área de alto fluxo viário, trazendo mais segurança e conforto aos motoristas e pedestres, sendo esta uma das principais vias de acesso à Universidade Estadual de Londrina (UEL).
Com a conclusão total da obra, o tráfego agora estará completamente livre nas duas pistas da Faria Lima, no sentido centro-UEL e vice-versa. A duplicação era uma demanda antiga dos londrinenses e irá possibilitar mais acessibilidade tanto para as milhares de pessoas que precisam ir até a UEL, entre estudantes, professores e funcionários, como aos usuários da via que trafegam de diferentes regiões até o centro da cidade, incluindo moradores de outros municípios como Cambé e Rolândia, que vêm pela PR-445.
O investimento total foi de R$ 14,6 milhões, aproximadamente, para executar a duplicação e todas as melhorias realizadas, além da desapropriação de terrenos por parte da Prefeitura. O pacote de ações contemplou a construção de uma segunda ponte sobre o Lago Igapó, na região do Aterro, alargamento e revitalização das pistas, recuperação de galerias pluviais, execução de canteiro, meios-fios e rampas de acesso, realocação dos padrões de energia, implantação de iluminação em LED, além de pintura e sinalização viária.
Dividida em dois lotes, a duplicação foi feita desde a avenida Aniceto Espiga até o cruzamento com a avenida Maringá, totalizando cerca de 1.500 metros, sendo 900 metros no primeiro trecho e mais 600 metros no segundo.
O secretário de planejamento Marcelo Canhada acompanhou a liberação do trânsito e comentou sobre a obra. “É um avanço para Londrina uma obra dessa magnitude. Melhora a qualidade de vida, a mobilidade, o desenvolvimento aqui da região. Foi um trabalho grande, mas que concluímos”, disse.
Juntamente com os serviços realizados pela empresa contratada, também houve melhorias complementares, já previstas no projeto e feitas paralelamente pela própria Prefeitura. Um dos trabalhos, executados pela Secretaria Municipal de Obras e Pavimentação, foi o recape asfáltico na pista antiga da Faria Lima, abrangendo toda a extensão que ganhou a duplicação.
Além de colaborar com bloqueios, intervenções e orientações de trânsito durante toda a duração da obra, a Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU) realizou adequações em aparelhos de semáforo.
Houve uma alteração de trânsito no semáforo de cruzamento com a rua Joaquim de Matos Barreto, agora permitindo o acesso direto à Faria Lima para quem dirige vindo da avenida Castelo Branco. Neste mesmo semáforo, deixa de existir a opção de conversão à esquerda para a rua Joaquim Nabuco, para quem trafega na Faria Lima sentido bairro-centro.
ILUMINAÇÃO
A rua Faria Lima ganhou, além da duplicação, um novo sistema de iluminação pública. No segundo lote da obra, Sercomtel Iluminação (SI) fez a instalação de 23 postes duplos no canteiro central da rua Faria Lima, totalizando 50 luminárias em LED, ampliando a visibilidade e segurança nessa região. Esse trabalho corresponde a quase 670 metros de extensão, do Lago Igapó até a Avenida Maringá.
Antes disso, durante a execução do primeiro lote das obras, a SI havia instalado 93 luminárias LED ao longo da Faria Lima, no trecho de 1 km que vai da avenida Aniceto Espiga até a ponte do Lago Igapó.