Paulo Sérgio da Silva, morador da zona rural de Londrina, no norte do Paraná, ia pagar 12 vezes mais caro pelo Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU). Após solicitar revisão dos valores, ele descobriu que havia um erro de mais de R$ 12 mil. Segundo ele, “me deram a resposta de que tinham digitado errado e que o valor era menor”.
O imposto saltou de R$ 1.188 em 2017 para R$ 14 mil este ano. A chácara de Silva, que fica no Distrito de Maravilha, tem 10,4 mil m², dos quais 400 m² ficam na Avenida Paraná, onde o metro quadrado foi avaliado em R$ 85 pela nova Planta de Valores. Os outros 10 mil m² ficam numa área onde o metro quadrado custa R$ 11. O problema foi que o sistema de cálculo considerou o valor mais alto para todo o imóvel.
A revisão recalculou o tributo, que ficará em cerca de R$ 1,3 mil para pagamento à vista. Silva afirmou que “agora está dentro da realidade que a gente consegue, mesmo que parcelado, pagar”.
REVISÃO
Desde que os carnês do IPTU foram emitidos, cerca de mil pessoas já procuraram a Prefeitura de Londrina para solicitar a revisão dos valores. Ao todo, foram 637 queixas contra a taxa de coleta de lixo, que também foi reajustada, e 421 contra o valor do IPTU.
Quem pede a revisão ganha um novo prazo para pagamento enquanto aguarda uma resposta.
Edson de Souza, secretário da Fazenda, explica que os contribuintes precisam verificar as características dos valores lançados no imposto, como a metragem do imóvel, por exemplo. “Ao verificar que existe alguma inconsistência, a pessoa pode procurar qualquer posto de atendimento da prefeitura e pedir para entrar com um recurso, justificar o motivo, e o atendente vai dar a ela um número de protocolo”, detalha.
ATENDIMENTO
A Praça de Atendimento da Prefeitura de Londrina fica na Avenida Duque de Caxias, nº 635. O horário de funcionamento foi ampliado: segunda a sexta-feira das 8h30 às 17h30, desde 10 de janeiro.
Outros quatro postos descentralizados da Secretaria Municipal de Fazenda também distribuem mais senhas. Veja abaixo:
Na região norte, o atendimento será realizado de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 17h30. O posto fica na Avenida Saul Elkind, nº 892. Neste local, serão oferecidas cerca de 80 senhas ao público.
A região leste conta com um posto situado dentro do Shopping Boulevard, na Avenida Theodoro Victoreli, nº 150, 2º andar. Lá, aproximadamente 100 senhas estarão disponíveis. O atendimento é realizado de segunda a sábado, das 10 às 22 horas.
Na região oeste o posto fica dentro do shopping Armazém da Moda (loja 149). O espaço funciona de segunda a sábado, das 9 às 21 horas, na Avenida Tiradentes, nº 1.411, no Jardim Shangri-lá. Neste espaço serão entregues cerca de 60 senhas aos contribuintes.
Na Agência do Trabalhador – SINE, região central, há outro ponto de atendimento. O serviço está disponível de segunda a sexta-feira, das 11 às 17 horas, na Rua Pernambuco, nº 162. Lá, serão 50 senhas por dia.