O Ministério do Meio Ambiente poderá ser assumido por um autêntico “pé-vermelho” ao longo do governo de Jair Bolsonaro. Estamos falando do advogado Rômulo Silveira da Rocha Sampaio, 39 anos, nascido em Londrina (PR) e atualmente residente no Rio de Janeiro (RJ), onde atua como professor na pós-graduação da Fundação Getúlio Vargas.
Filiado ao NOVO, Rômulo é formado em Direito pela PUC-PR, tem doutorado em Meio Ambiente pela Pace University de Nova York e é filho de outro cidadão londrinense ilustre: o advogado, jornalista e juiz aposentado Ricardo Sampaio, ex-presidente do Tribunal Regional do Trabalho.
“Meu nome surgiu como alternativa pelo meu currículo, que é muito técnico, e pelo fato de ter afinidade com o setor rural, por ser filho de pecuarista, e casado com uma capitã do Exército [mesma patente do presidente eleito]”, comentou Rômulo ao blog de Reinaldo Bessa, do jornal “Gazeta do Povo”.
AFINIDADE
Não é a primeira vez que Jair Bolsonaro escolhe um nome relacionado a Londrina para integrar o alto escalão de seu governo. O presidente eleito vai delegar o Ministério da Educação ao filósofo colombiano Ricardo Vélez Rodríguez, morador da cidade há cinco anos e professor da Universidade Positivo.