O New Orleans Pelicans acertou a troca do ala Brandon Ingram para o Toronto Raptors em um acordo que inclui Bruce Brown Jr., Kelly Olynyk, uma escolha de primeira rodada do Draft de 2026 (protegida para as quatro primeiras posições) e uma escolha de segunda rodada. A informação foi confirmada pelo jornalista Shams Charania, da ESPN, nesta quarta-feira (5).
Ingram deixa os Pelicans após cinco temporadas marcadas por altos e baixos. Apesar de ser um dos principais pontuadores do time, sua performance nos playoffs de 2023-24 foi abaixo do esperado, com médias de 14,3 pontos e 34,5% de aproveitamento nos arremessos na derrota para o Oklahoma City Thunder. Além disso, o jogador enfrentou problemas com lesões, incluindo uma grave no tornozelo esquerdo em dezembro de 2023, que o tirou de quadra desde então. Desde sua temporada de estreia em 2016-17, Ingram não disputou mais de 64 jogos em uma mesma temporada.
A movimentação também tem motivação financeira. Ingram está no último ano de seu contrato e pode se tornar agente livre irrestrito na próxima offseason, com possibilidade de assinar um acordo de até quatro anos e US$ 208 milhões.
Já os Raptors apostam em Ingram como um nome experiente para liderar um elenco em reconstrução, que conta com jovens talentos como Scottie Barnes, RJ Barrett e Gradey Dick. A franquia canadense busca melhorar após um início de temporada com 16 vitórias e 35 derrotas.
Por outro lado, os Pelicans, donos da pior campanha da Conferência Oeste (12 vitórias e 39 derrotas), recebem Bruce Brown Jr., que se tornará agente livre na próxima offseason, e Kelly Olynyk, cujo contrato vai até 2025-26. Brown teve médias de 9,2 pontos, 3,8 rebotes e 2,3 assistências em 51 jogos pelos Raptors, enquanto Olynyk registrou 10,2 pontos e 4,7 rebotes. A troca representa uma reestruturação para ambas as equipes, com olho no futuro.