O Paraná registrou um crescimento de 7,4% em comparação com junho do ano passado, posicionando-se como o segundo melhor desempenho entre os estados mais industrializados do país, atrás apenas de São Paulo.
Os dados são do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgados nesta quinta-feira (08.08). Esse resultado supera a média nacional, que teve uma alta de 3,2% no mesmo período. No primeiro semestre de 2024, a produção industrial paranaense cresceu 1,3%.
Nos últimos 12 meses, a indústria no Paraná acumulou um aumento de 3,5%, enquanto a média nacional foi de 1,5%. O estado lidera a performance no Sul do Brasil, onde Santa Catarina apresentou um crescimento de 3,4% e o Rio Grande do Sul registrou uma queda de 2,3%. Entre os estados mais industrializados, o Paraná teve a segunda maior alta do período. São Paulo teve um aumento de 1,5%, Minas Gerais 1,3% e o Rio de Janeiro 6%.
Em relação a maio, a produção no Paraná aumentou 3,5%, alinhando-se com a tendência nacional, que cresceu 4,1%.
O crescimento observado em junho foi impulsionado principalmente pelo setor de máquinas, aparelhos e materiais elétricos, que teve um aumento de 40%. Outros setores que se destacaram foram petróleo e derivados (16%), automotivo (15%), madeira (14,4%) e móveis (14,2%).
No primeiro semestre, os principais motores do crescimento foram as indústrias de máquinas, aparelhos e materiais elétricos (30%), madeira (13%) e bebidas (12%). Das 13 atividades avaliadas pelo IBGE no Paraná, oito apresentaram desempenho positivo.