Ratinho Junior sobe ICMS sobre remédios e alimentos no Paraná

Governador ignorou pedido do Conselho Regional de Farmácia do Paraná para não aumentar preço dos remédios.

Derick Fernandes
Por Derick Fernandes 1 comentário 1 min de leitura
Disclosure: This website may contain affiliate links, which means I may earn a commission if you click on the link and make a purchase. I only recommend products or services that I personally use and believe will add value to my readers. Your support is appreciated!
Beto Preto, secretário da Saúde do Paraná, e Ratinho JuniorFoto: Divulgação

O governador Ratinho Junior aumentou o Imposto sobre Circulação de Mercadorias ou Serviços (ICMS) sobre produtos considerados não essenciais no Paraná. A medida ajustou a alíquota de 18% para 19% e afeta itens de vestuário, eletrônicos, bebidas, alimentos e medicamentos.

O imposto é a principal arrecadação do governo do estado. A medida foi tomada para compensar a redução do ICMS sobre os combustíveis ainda durante o governo do ex-presidente Jair Bolsonaro. O objetivo da Secretaria da Fazenda do Paraná é arrecadar R$ 800 milhões a mais com o reajuste em 2023.

O aumento no preço dos remédios é o fator mais preocupante. Além do reajuste determinado por Ratinho Junior, os medicamentos também terão um reajuste anual, previsto pelo mercado. A taxa, com isso, deve chegar a 25%.

Eduardo Valério, diretor do Conselho Regional de Farmácia do Paraná, disse que enviou um ofício ao governador solicitando a revisão do aumento para que ele não ocorra. Ratinho Junior, porém, ignorou o pedido.

Receba notícias do 24H News no seu Telegram e saiba tudo em primeira mão! Inscreva-se em nosso canal: clique aqui!

Compartilhe
Jornalista
Seguir:
Derick Fernandes é jornalista profissional (MTB 10968/PR) e editor-chefe do Portal i24.
1 comentário

Acesse para Comentar.