Imagem do anúncioImagem do anúncio

O impacto da cultura pop dos anos 1980 na indústria do entretenimento contemporâneo

A fim de aprofundarmos nesse tema de forma mais intensa, vamos explorar em cada um desses três pilares a influência “oitentista” no showbiz contemporâneo

Redação
Por Redação 6 min de leitura
Divulgação: Este site contém links de afiliados. Ao clicar neles, você já ajuda a apoiar nosso trabalho, sem qualquer custo adicional para você. Cada clique faz a diferença e nos permite continuar trazendo conteúdo de qualidade! ❤️

Quase que de forma unânime entre muitos historiadores, os anos 1980 causaram um efeito imensurável na sociedade moderna. De fato, a cultura pop da referida década foi marcante para vários setores e, mesmo após alguns pares de anos e já na era da tecnologia 5G, ela continua influenciando as principais indústrias do entretenimento: a música, os jogos e o audiovisual.

A fim de aprofundarmos nesse tema de forma mais intensa, vamos explorar em cada um desses três pilares a influência “oitentista” no showbiz contemporâneo, por meio de artistas da música popular, jogo online e séries de streaming que souberam beber muito bem dessa fonte.

Música

Uma das décadas mais reverenciadas pelo público na indústria da música, não resta grandes dúvidas que os anos 1980 têm um certo “Q” de nostalgia para muitas pessoas que viveram essa década tão fascinante sob o olhar histórico do entretenimento. 

Afinal, foi um período muito especial para a música. E a rede estadunidense de televisão MTV teve um papel fundamental na popularização do setor, através de videoclipes que transformaram o mercado. Quem nunca viu, por exemplo, o lendário clipe de “Thriller”, de Michael Jackson?

Somente no canal do “Rei do Pop”, na plataforma do YouTube, esse hit de 1982 já ultrapassou a marca de 900 milhões de visualizações.

rotulacao de neon dos anos 80 com leitor de cassetes 1262 20741

Na geração atual de artistas, um dos cantores que mais bebem da fonte de Michael Jackson é Bruno Mars. Com 15 prêmios de Grammy, o “Oscar da música”, Bruno já lançou diferentes canções que se conectam com o estilo musical pop “oitentista”.

O videoclipe “Treasure”, terceira faixa do álbum “Unorthodox Jukebox”, é uma clara reverência de Bruno à música popular dos anos 1980 e também ao seu maior ídolo na música, Michael Jackson.

Além do mais, outro artista contemporâneo que também explora bastante esse período é o cantor Harry Styles. Em seu álbum “Harry’s House”, por exemplo, há muitas influências de ritmos dançantes da década de 1980.

Jogos online

Assim como na música, os anos 80 também foram um boom de popularidade para a indústria dos games. Enquanto que os fliperamas e seus clássicos jogos arcade ganharam grandes holofotes, consoles domésticos como o NES, criado pelo engenheiro Masayuki Uemura, passaram a ser o desejo de consumo em grande parte do mundo.

Além disso, os game shows exibidos na TV explodiram em popularidade naquela época e hoje servem de inspiração para jogos online famosos, como no exemplo que mostraremos a seguir.

Baseado em um clássico oitentista e considerado um dos jogos de precificação mais famosos do mundo do entretenimento, Plinko, o jogo da bolinha que cai, ganhou a sua própria versão para cassino recentemente.

Dinâmico, fácil de jogar e muito bem otimizado para multiplataformas, essa atração definitivamente conquistou o mercado iGaming brasileiro e hoje alcança os quatro cantos do país.

Vale ressaltar que Plinko remete a 1983, quando fez muito sucesso no programa de TV “The Price is Right”, da CBS. A atração original ficou no ar durante décadas e seu formato de exibição foi adquirido em diversos países.

Audiovisual de streaming

Por tudo que representa a década de 1980 no aspecto do entretenimento e seu período histórico de maneira geral, é uma época que é bastante retratada em filmes e séries. Seja na moda, nos hábitos de vida ou na trilha sonora, a ambientação daqueles tempos é um prato cheio para muitos produtores e diretores do audiovisual criarem novas produções.

A prova disso está no sucesso de “Stranger Things”, da Netflix. Obra multipremiada, essa série de ficção científica chama atenção pelas referências culturais ligadas aos anos 80, como o single “Running Up That Hill” da cantora Kate Bush, que alcançou o topo das paradas do Spotify, 37 anos após seu lançamento, em 1985.

Outro exemplo de uma série recente que explora essa década com muita propriedade é “Glow”. Nesse seriado, também disponível na Netflix, um grupo de mulheres trabalha para uma organização de lutas, em Los Angeles, nos anos oitenta.

A produção toda é ambientada na década de 1980, desde a abertura até os figurinos, que se tornaram tendência de moda nos anos em que a série foi exibida — de 2017 a 2019. Aliás, em 2019, “Glow” concorreu ao Emmy de Melhor Figurino de Época.

Por fim, a título de curiosidade, vale ressaltar que a 5ª temporada da oitentista “Stranger Things” marcará o fim da produção e ainda não há data prevista de lançamento na Netflix.

ASSUNTOS:
Compartilhe
Comentar

Acesse para Comentar.