Brilhante. Se eu tivesse que descrever o final de semana de Gabriel Bortoleto em apenas uma palavra, essa seria minha escolha. O piloto da Invicta Racing teve um desempenho espetacular na corrida 2 de hoje e escalou 21 posições para ganhar a corrida, largando em último e vencendo a prova.
O final de semana até então não tinha sido exatamente fácil para Bortoleto, que “empatou” no oitavo lugar na corrida Sprint com Dennis Hauger, pontuando apenas 0.5 ponto por ter feito o EXATO mesmo tempo de pista dos dois. O ganhador da prova sprint foi Oliver Bearman, da PREMA – com uma vantagem generosa para o segundo colocado.
Durante a classificação na sexta, Bortoleto acabou errando e saindo da pista, causando uma bandeira vermelha, situação que lhe custou melhores posições de pista para ao sábado. Por conta do incidente, Gabriel teve que largar em último na corrida principal, o que para qualquer um seria um grande problema. Mas como diz o ditado, ele é brasileiro, e brasileiro não desiste nunca.
Bortoleto deu show em Monza e ganhou a prova. – Imagens: Instagram/Mariana Becker
O palco já era um velho conhecido dele: Bortoleto foi campeão mundial da F3 em Monza em 2023 – feito repetido pelo Italiano Leonardo Fornaroli na manhã de hoje, conquistando o título da F3 2024 em casa. Na largada da corrida, Bortoleto conseguiu boas posições e esticou o seu stint usando pneus supermacios, unindo velocidade e equilíbrio do gasto dos compostos, e em só foi parar quando um safety car entrou na pista, uma volta a frente de seus concorrentes; Conquistando, já na oitava volta a primeira posição.
Daí pra frente foi um show de administração do Brasileiro. O jovem que está na mira da F1 pro ano que vem guiou o fino, soube se defender e levou seu bólido da Invicta até o lugar mais alto do Pódio. Com essa vitória, Bortoleto soma 154.5 pontos, ficando a apenas 10.5 do primeiro colocado, Isac Hadjar – o que garante que o campeonato segue em disputa até o final, com amplas chances de termos um Brasileiro Campeão esse ano.