A equipe de Judô composta por: Rafael Macedo, Beatriz Souza, Rafaela Silva, Ketleyn Quadros, Leonardo Gonçalves e Willian Lima foram protagonistas da modalidade em coletivo na manhã deste sábado (03).
A equipe brasileira venceu por 4 a 3 após combate decisivo e Rafaela Silva foi a responsável por trazer a medalha para a equipe.
O primeiro combate foi de Leonardo Gonçalves (peso meio-pesado) que está elencado como confronto de até 90 kg e duelou contra Gennaro Pirelli, onde perdeu no período extra. Em seguida, Rafaela Silva enfrentou Veronica Toniolo e conseguiu o ippon, ficando com 3 a 1 no placar ao Brasil.
E assim, o confronto final poderia ser realizado por Willian Lima, no entanto, Manuel Lombardo não deixou e fez um duelo acelerado contra o brasileiro. Com muita ofensividade, a Itália diminuiu a pontuação após um ippon e ficou com 3 a 2 para o Brasil.
Logo em seguida, e como último confronto, Ketleyn Quadros poderia finalizar duelo e ganhar a medalha de bronze, mas foi surpreendida. Após imobilização realizada por 17 segundos – onde seriam contados vitória com 20 segundos – Savita Russo conseguiu se desvencilhar do golpe da brasileira e aplicar um ippon nos minutos finais.
O empate de 3 a 3 levou o sorteio para um novo combate, e na categoria sorteada, Rafaela Silva foi escolhida para um novo confronto com a italiana Veronica Toniolo. A medalha e desempate veio em 1 minuto e 43 segundos e o VAR também participou da decisão, já que foi preciso confirmar uma revisão da disputa com um waza-ari para a brasileira.