Neste domingo (7), a seleção brasileira de basquete venceu a Letônia por 94 a 69 na final do pré-olímpico, realizado em Riga, na Letônia. Com esse resultado, o Brasil garantiu vaga nas Olimpíadas de Paris, que começarão no dia 26 de julho. Na última Olimpíada disputada, o basquete brasileiro ficou em 9º lugar e busca sua quarta medalha na modalidade, tendo conquistado três medalhas de bronze (1948, 1960 e 1964).
Em um jogo memorável, os atletas brasileiros se sobressaíram e fizeram um primeiro tempo perfeito, encerrando a etapa com uma vantagem de 49 a 33. No início do segundo quarto, o armador Yago sofreu uma lesão e não conseguiu retornar às quadras. Os destaques do primeiro tempo foram as bolas de três pontos: o Brasil tentou oito vezes e converteu todas, atingindo um aproveitamento de 100%. O ala Léo Meindl e o armador Georginho brilharam com um ritmo alucinante.
O segundo tempo teve momentos de queda para o Brasil, mas a equipe conseguiu administrar a vantagem obtida no primeiro tempo. O experiente armador Marcelinho Huertas destacou-se com suas assistências e pontos decisivos, inibindo a tentativa de reação da seleção letã. A defesa brasileira foi eficaz em anular um dos melhores jogadores adversários, o ala Dāvis Bertāns, que conseguiu converter alguns pontos apenas na segunda etapa. Nos últimos minutos do quarto quarto, a Letônia estava 23 pontos atrás do placar e, pressionada pela torcida, viu o armador Dairis Bertāns iniciar diversas tentativas de agressão, que a arbitragem considerou apenas como faltas pessoais.
Antes do cronômetro zerar, os jogadores e a comissão técnica estavam emocionados no banco de reservas. O técnico Aleksandar Petrovic cumprimentou a equipe da casa e, após a vitória, extravasou com o elenco.
O Brasil terminou a competição como campeão do pré-olímpico, garantindo o passaporte para os Jogos Olímpicos de Paris 2024. O pivô Bruno Caboclo foi eleito o MVP da competição, com médias de 17,7 pontos e 7 rebotes. O ala Léo Meindl também foi selecionado para a equipe do campeonato.
Parciais:
- 1º Q: Letônia 11 x 34 Brasil
- 2º Q: Letônia 22 x 15 Brasil
- 3º Q: Letônia 13 x 23 Brasil
- 4º Q: Letônia 23 x 22 Brasil
Ficha Técnica:
Brasil – Técnico: Aleksandar Petrovic
- Bruno Caboclo (Pivô) – 21 pontos, 4 rebotes e 1 assistência
- Léo Meindl (Ala) – 20 pontos, 9 rebotes e 1 assistência
- Georginho (Armador) – 14 pontos, 3 rebotes e 5 assistências
- Gui Santos (Ala) – 12 pontos, 7 rebotes e 3 assistências
- Marcelinho Huertas (Armador) – 12 pontos, 4 rebotes e 7 assistências
- Vitor Benite (Armador) – 9 pontos e 1 rebote
- Lucas Dias (Ala-Pivô) – 3 pontos, 5 rebotes e 1 assistência
- Yago (Armador) – 3 pontos e 2 assistências
Letônia – Técnico: Luca Banchi
- Rihards Lomažs (Armador) – 15 pontos, 5 rebotes e 2 assistências
- Artūrs Žagars (Armador) – 14 pontos, 3 rebotes e 4 assistências
- Rolands Šmits (Ala) – 14 pontos e 2 rebotes
- Artūrs Strautiņš (Ala) – 8 pontos
- Kristers Zoriks (Armador) – 6 pontos, 2 rebotes e 2 assistências
- Klavs Cavars (Pivô) – 4 pontos, 1 rebote e 1 assistência
- Dāvis Bertāns (Ala) – 3 pontos, 2 rebotes e 1 assistência
- Jānis Timma (Ala) – 3 pontos e 1 assistência
- Mareks Mejeris (Ala) – 2 pontos, 6 rebotes e 2 assistências
- Dairis Bertāns (Armador) – 1 rebote e 2 assistências
- Rodions Kurucs (Ala) – 4 rebotes e 1 assistência
O Brasil já conhece seus adversários na disputa pelo ouro olímpico. A seleção está no Grupo B com Alemanha, França e Japão. A estreia brasileira será no dia 27 de julho contra os donos da casa, a seleção francesa.
Confira as datas e os confrontos:
- (27/07) – Brasil x França
- (30/07) – Brasil x Alemanha
- (02/08) – Brasil x Japão