Na noite desta segunda-feira (01), o Palmeiras enfrentou o Corinthians no Allianz Parque pela 13ª rodada do Campeonato Brasileiro de 2024 e venceu por 2 a 0. Com a vitória, o Palmeiras assumiu a vice-liderança, ficando apenas um ponto atrás do líder Flamengo. Enquanto isso, o Corinthians se afunda na zona de rebaixamento, ocupando a 19ª posição com apenas 9 pontos.
Primeiro Tempo
O Palmeiras começou a partida pressionando o Corinthians nos primeiros minutos, adiantando a marcação e dificultando a saída de bola do rival. Apesar da pressão inicial, o volume ofensivo não se traduziu em chances claras de gol. O jogo seguia em ritmo morno até que, aos 16 minutos, Wesley fez uma ótima jogada individual, deixando Marcos Rocha para trás e parando em grande defesa do goleiro Weverton. A maior posse de bola era do Palmeiras, mas a equipe só ofereceu perigo ao gol de Matheus Donelli aos 40 minutos, com um chute de Flaco López. Nos minutos finais, Zé Rafael recebeu o terceiro cartão amarelo e saiu de campo com um aparente problema muscular.
Segundo Tempo
O segundo tempo começou de forma semelhante ao primeiro, com o Palmeiras pressionando e propondo o jogo, enquanto o Corinthians tentava responder com jogadas individuais. A insistência do Palmeiras foi recompensada aos 7 minutos, quando Raphael Veiga cobrou uma falta que desviou levemente no volante Fabinho e entrou na rede de Matheus Donelli. O Corinthians respondeu alguns minutos depois, mas Hugo desperdiçou uma chance dentro da área. Aos 12 minutos, Raphael Veiga ampliou a vantagem do Palmeiras ao cobrar um escanteio na medida para Vitor Reis marcar o segundo gol e sacramentar a vitória do Verdão.
Confusão e Expulsão
A temperatura do Derby aumentou após uma ação do garoto Estêvão na linha de fundo. Ao passar a bola por cima do pé e sorrir, o jovem palmeirense irritou Rodrigo Garro, camisa 10 do Corinthians, que o confrontou por uma suposta provocação. Raphael Veiga viu a cena de longe e empurrou o argentino pelas costas, sendo expulso pelo árbitro Anderson Daronco. Alguns jogadores de ambos os times chegaram a se estranhar, mas a situação foi controlada e o jogo seguiu normalmente. Mesmo com um jogador a mais, o Corinthians não conseguiu reagir, e o Palmeiras carimbou a vitória que o levou à vice-liderança. O técnico do Corinthians, António Oliveira, já estava ameaçado e agora corre sério risco de demissão, com o Timão chegando ao nono jogo sem vitória no Campeonato Brasileiro.
Raphael Veiga será desfalque na próxima rodada contra o Grêmio, na quinta-feira, no Estádio Centenário.
Ficha técnica:
PALMEIRAS 2 X 0 CORINTHIANS
Campeonato Brasileiro – 13ª rodada
- Data e horário: 01/07/2024 às 20:00h
- Local: Allianz Parque, São Paulo (SP)
- Gols: Raphael Veiga, 7’/2°T (1-0); Vitor Reis, 12’/2°T (2-0)
PALMEIRAS:
- Weverton, Marcos Rocha, Naves, Vitor Reis e Piquerez; Fabinho (Garcia), Zé Rafael (Jhon Jhon), Raphael Veiga, Estevão (Mayke) e Gabriel Menino (Vanderlan); Flaco López.
- Técnico: Abel Ferreira
CORINTHIANS:
- Matheus Donelli, Léo Mana (Matheuzinho), Cacá, Gustavo Henrique e Hugo (Matheus Bidu); Raniele (Igor Coronado), Breno Bidon e Rodrigo Garro; Gustavo Mosquito (Pedro Henrique), Wesley (Pedro Raul) e Yuri Alberto.
- Técnico: António Oliveira
Árbitro: Anderson Daronco (FIFA)/RS
Árbitro Assistente 1: Nailton Junior de Sousa Oliveira (FIFA)/CE
Árbitro Assistente 2: Rafael da Silva Alves (FIFA)/RS
Árbitro de Vídeo: Rodrigo Guarizo Ferreira do Amaral (VAR-FIFA)/SP
Cartões amarelos: Fabinho, Zé Rafael e Gabriel Menino (Palmeiras); Raniele, Rodrigo Garro e Gustavo Henrique (Corinthians)
Cartão vermelho: Raphael Veiga (Palmeiras)