A Temporada 2024/25 começa na próxima sexta-feira (16), com isso, a organização da Premier League anunciou mudanças que vão ser implementadas desde a primeira rodada, e irá afetar diretamente em diversos aspectos do jogo, e de início será mais confuso, mas com o decorrer do campeonato, os treinadores e atletas irão se adaptar com maior facilidade.
Impedimento Semiautomático
Para diminuir o tempo de conferência, os clubes ingleses optaram por adicionar a tecnologia do impedimento semiautomático, que foi um recurso utilizado na Copa do Mundo 2022 e Champions League.
A tecnologia do impedimento semiautomático não irá atrapalhar na funcionalidade do bandeirinha da partida, e o VAR ainda continuará aparecendo em situações pontuais como lances de gol, cartões vermelhos e possíveis penalidades.
– A tecnologia terá um tempo de resposta mais rápido e consistente da linha de impedimento virtual, com base no rastreamento óptico do jogador, e produzirá gráficos de transmissão de alta qualidade para garantir uma experiência aprimorada no estádio e na transmissão para os torcedores. – Afirmou o comunicado da Premier League.
Somente capitães falam com o árbitro da partida
Assim como na Eurocopa 2024, os únicos jogadores que poderão se dirigir ao árbitro para reclamar ou fazer algum tipo de cobrança serão os capitães de cada time. O atleta que se dirigir ao árbitro de forma ríspida ou agressiva será punido com um cartão amarelo.
A medida é para diminuir as famosas “bolinhas” de jogadores, perseguição ao árbitro e dará tranquilidade para o comandante da partida tomar as decisões com maior convicção.
Tempo adicional menor
Nas competições pelo mundo temos uma ordem para os árbitros acrescer um tempo maior aos fins de partida mas na temporada 2024/25 da Premier League será diferente das temporadas passadas. A liga decidiu por diminuir alguns minutos de acréscimos devido achar que o tempo parado é natural do jogo, por exemplo, a arbitragem da liga contabilizava o tempo do momento do gol até o reinício, e neste ano, tal ato será tratado como intervalo natural.
Aquecimento dos reservas
Até a temporada 2023/24, os treinadores poderiam colocar a disposição do aquecimento até três jogadores por equipe. Na atual temporada, a liga atualizou a regra, e o limite passará para até cinco jogadores no aquecimento.