O jogador atualmente no Manchester City, é o novo nome peso que o Barcelona sonha em ter, a partir do Joan Laporta que sempre teve o atacante norueguês como um objetivo em possuir o atacante na vaga de centroavante, além da mídia em cima dessa contratação.
De acordo com jornal espanhol Sport, o dirigente do Barcelona teria traçado uma estratégia para driblar a crise financeira e buscar o atacante do City para 2025 ou 2026. A ideia é ter o jogador como uma tática midiática para a reabertura do Camp Nou, que deve ficar pronto na temporada 2026/27.
A contratação não é vista como um obstáculo, tendo em vista que Laporta e os representantes de Haaland possuem boa relação. Além disso, a possível saída de Pep Guardiola do clube inglês ao fim do contrato em 2025 pode ser a brecha para o Barcelona apresentar um projeto esportivo competitivo para o norueguês.
Quando o atacante ainda estava no Borussia Dortmund em 2021, o time catalão entrou na briga com outros gigantes, como o Real Madrid para tentar contratar o norueguês.
O Barcelona tem Robert Lewandowski como titular na posição de centroavante, neste momento, o jogador polonês já tem 36 anos, o que seria a justificativa para que o clube catalão comece a buscar alternativas para o futuro.