O futebol mundial está de luto com a morte do zagueiro Juan Izquierdo, do Nacional-URU, aos 27 anos. O atleta, que sofreu uma parada cardíaca durante a partida contra o São Paulo, pelas oitavas de final da Copa Libertadores na última quinta feira (22), não resistiu às complicações e faleceu na noite desta terça-feira (27), no Hospital Israelita Albert Einstein, em São Paulo.
Izquierdo foi retirado de campo de ambulância após desmaiar por volta dos 40 minutos do segundo tempo no Morumbi. O jogador foi imediatamente levado ao hospital, onde permaneceu internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI), sedado e dependente de ventilação mecânica. Apesar dos esforços médicos, seu estado se agravou nas últimas 48 horas, resultando em seu falecimento.
Natural de Montevidéu, Juan Izquierdo iniciou sua carreira no Atlético Cerro, em 2018, e se destacou por sua liderança em campo. Em entrevista à rádio Carve Desportiva o secretário nacional do esporte uruguaio afirmou que em 2018, ainda pelo Cerro, o atleta teve uma arritmia detectada.
Há 10 anos, foram feitos exames com o elenco do Cerro, onde jogava o Juan Izquierdo naquele momento. Ele passou por um eletrocardiograma. Juan tinha 17 anos, tinha uma pequena arritmia e foi informado” — afirma Sebastián Bauzá.
O atleta vivia um dos momentos mais especiais de sua vida pessoal e profissional. Além de estar em excelente fase no Nacional, onde havia conquistado a titularidade recentemente, Juan havia celebrado o nascimento de seu segundo filho, poucos dias antes da tragédia.
Torcedores de várias partes do mundo enviaram mensagens de apoio à família e ao clube nas redes sociais. Grandes nomes do futebol também prestaram homenagens. Luis Suárez, ídolo do futebol uruguaio, dedicou seu gol pelo Inter Miami no último fim de semana ao compatriota, enquanto o São Paulo e outros clubes brasileiros se uniram em uma corrente de oração pela recuperação do atleta.
Em comunicado oficial, o Nacional expressou profundo pesar e declarou:
Juan sempre será lembrado por sua garra, dedicação e amor pelo futebol”.
A nota ainda ressaltou que o clube oferecerá todo o suporte necessário à família do jogador neste momento de dor.
O futebol perde não apenas um zagueiro talentoso, mas também um ser humano querido por todos que o conheceram. Juan Izquierdo deixa esposa, Selena, e dois filhos.
O i24 lamenta profundamente o falecimento do atleta.