Tá chegando a hora! Neste domingo, a partir das 16h (horário de Brasília), Atlético-MG e Flamengo medem forças na Arena MRV pelo jogo de volta da final da Copa do Brasil. O Mengão pode se consagrar campeão com um empate e uma derrota por um gol de diferença, enquanto o Atlético precisará vencer por três ou mais gols para levantar a taça. Caso o Galo vença por dois gols de diferença, a decisão será nos pênaltis.
Em campo, uma rivalidade que só cresce com o passar dos anos. Atlético-MG e Flamengo já se enfrentaram em oito confrontos de mata-mata, e quem leva a melhor é a equipe rubro-negra, com cinco classificações contra três do Galo.
A favor do Mengão, um retrospecto favorável, pois nunca na história da Copa do Brasil um time que perdeu o jogo de ida da final por dois gols conseguiu reverter a vantagem e vencer por três gols no jogo de volta. Mas o Galo guarda uma boa lembrança de virada contra o Flamengo na Copa do Brasil de 2014. Será que veremos mais uma virada como essa? Relembre os confrontos históricos entre essas duas equipes.
1980 – Final do Campeonato Brasileiro
“Foi em 80 com o gol do Nunes…“
Esta é uma das músicas mais lembradas pelos torcedores rubro-negros. Na final do Brasileirão de 1980, Flamengo e Atlético-MG se enfrentaram pela primeira vez em um mata-mata. No jogo de ida, o Galo venceu por 1 a 0. No jogo de volta, o Mengão virou com um 3 a 2, com o gol decisivo de Nunes no final do segundo tempo. Com o placar agregado empatado, o Flamengo levou o título por ter melhor campanha na semifinal.
- Atlético-MG 1 x 0 Flamengo – 28/05/1980 (jogo de ida)
- Flamengo 3 x 2 Atlético-MG – 01/06/1980 (jogo de volta)
1981 – Fase de grupos da Libertadores
José Robert Wright e a polêmica vitória por W.O
O confronto mais polêmico entre as duas equipes aconteceu na Libertadores de 1981 e é até hoje lembrado pelos atleticanos. Atlético-MG e Flamengo ficaram no mesmo grupo — na época, apenas o primeiro colocado de cada grupo avançava para as fases finais — precisando, então, de um jogo de desempate para definir o classificado. A partida, no entanto, terminou aos 37 minutos do primeiro tempo, após o árbitro José Roberto Wright expulsar cinco jogadores do Atlético, resultando em uma vitória por W.O. de 3 a 0 para o Flamengo, que mais tarde se sagrou campeão da competição.
- Flamengo 3 x 0 Atlético-MG – 21/08/1981 (W.O)
2014 – Semifinal da Copa do Brasil
“Eu acredito!”
Talvez o maior motivo para os atleticanos acreditarem na virada na final de domingo. Em 2014, o Flamengo venceu a partida de ida por 2 a 0 no Maracanã e parecia ter sacramentado a vaga ao abrir o placar no jogo de volta. Com o critério de gol fora, o Galo precisava fazer quatro gols para avançar. E foi com raça e os gritos de “eu acredito” ecoando no Mineirão que o Atlético conseguiu uma virada histórica por 4 a 1, avançando à final da Copa do Brasil, onde se consagraria campeão contra o Cruzeiro.
- Flamengo 2 x 0 Atlético-MG – 29/10/2014 (jogo de ida)
- Atlético-MG 4 x 1 Flamengo – 05/11/2014 (jogo de volta)
2022 – Supercopa do Brasil
Uma disputa de pênaltis quase infinita
O Galo fez uma temporada praticamente impecável em 2021, conquistando a Copa do Brasil e o Brasileirão. A Supercopa do Brasil é disputada entre os campeões desses torneios, mas como o Flamengo foi vice-campeão brasileiro, herdou a vaga do próprio Atlético. Foi a segunda final entre os dois clubes e, como sempre, um jogo emocionante. O Galo abriu o placar com Nacho Fernández, mas o Mengão virou com Gabigol e Bruno Henrique. No fim, Hulk empatou e, após um 2 a 2 no tempo normal, o título foi decidido nos pênaltis. Após 24 cobranças, o Atlético se sagrou campeão com Éverson defendendo o pênalti de Vitinho.
- Atlético-MG 2 (8) x (7) 2 Flamengo – 20/02/2022
2022 – Oitavas de finais da Copa do Brasil
“Bem-vindo ao inferno”
Ainda no mesmo ano, veio a revanche do Flamengo. No jogo de ida, o Atlético-MG abriu um 2 a 0 no placar e ia levando uma boa vantagem para o jogo da volta, até que Lázaro diminiu para o time rubro-negro no fim do segundo tempo. No fim da partida, Gabigol foi entrevistado por um repórter e provocou:
Quando eles forem lá no Maracanã, eles vão conhecer o que é pressão e o que é inferno” — Gabigol em entrevista ao SporTV.
No jogo da volta, a torcida do Flamengo fez um mosaico com a frase “Bem-vindo ao inferno”, em referência à entrevista de Gabigol, para tentar reverter a vantagem e avançar para as quartas de final. O Mengão respondeu em campo, vencendo por 2 a 0 com dois gols de Arrascaeta, eliminando o Galo. Após o apito final, Gabigol pegou uma placa com a mesma frase e foi comemorar com a torcida no Maracanã, adicionando mais uma provocação à rivalidade entre as equipes.
- Atlético-MG 2 x 1 Flamengo- 22/06/2022 (jogo de ida)
- Flamengo 2 x 0 Atlético-MG – 13/07/2022 (jogo de volta)
Agora, em 2024, Atlético-MG e Flamengo se enfrentam em mais uma decisão para darem mais um capítulo a essa rivalidade.