DIÁRIO 24H
LONDRINA
A Secretaria Municipal de Cultura divulgou um balanço com o número de atendimentos realizados na Biblioteca Pública Municipal Pedro Viriato Parigot de Souza em 2017. De acordo com os dados, os atendimentos no período noturno dobraram – de 2.060 em 2016, o número saltou para 4.084 mil em 2017. À noite, das 19 às 22 horas, a biblioteca sedia eventos culturais.
Para o secretário municipal de Cultura, Caio Cesaro, o aumento de público é resultado da transformação da Biblioteca Pública em um centro cultural através da oferta de atividades no período noturno. Outro fator é a ampliação do horário de atendimento (a biblioteca funciona das 7h30 às 19 horas desde junho deste ano).
De acordo com o levantamento, 86.645 leitores frequentaram o espaço público neste ano até agora. Também houve um aumento significativo no número de obras inseridas na base de dados da biblioteca, para consulta das pessoas que estão em casa, através da internet. Em 2016, foram inseridas 4.739 obras e, em 2017, 6.650. O objetivo da gestão municipal é disponibilizar o maior número de obras possível para consulta online.
LEITURA NA BIBLIOTECA
Além das palestras, lançamentos e exposições, a Diretoria de Bibliotecas Públicas, em parceria com a Universidade Estadual de Londrina (UEL), lançou e executou, neste ano, o projeto “Literatura na Biblioteca”. O projeto possibilitou a realização de palestras e círculos de debates para discutir as obras literárias da UEL. Os encontros foram conduzidos por mestrandos e doutorandos do programa de pós-graduação de Estudos Literários da universidade. Em 2017 foram realizados 20 encontros com a participação de aproximadamente 1.200 estudantes. O projeto continua em 2018.