PONTA GROSSA, PR – Uma cratera aberta na casa de Maria Juraci Lopes, em Ponta Grossa, nos Campos Gerais do Paraná, começou a prejudicar os vizinhos.
A idosa, de 61 anos, caiu no buraco em 23 de janeiro e, à época, a Defesa Civil constatou que não era necessário interditar as casas próximas à dela por não haver perigo. Desde então a cratera aumentou, e a chuva provocou alagamentos que afetaram outras residências, como a de Bruno Maineri.
Segundo ele, “entrou água de uns 40, 50 centímetros de altura e eu tive que fazer uns buracos na parede para escoar. Corre o risco de cair minha casa também”. Maineri afirmou que a água causou rachaduras na parede e já invadiu cerca de um metro do terreno onde fica sua casa.
Outro muro do bairro desabou. A moradora Elisabete de Oliveira relatou que “estava feio mesmo”. Além dela, outros vizinhos temem que a situação piore. Robert de Souza informou que, até agora, a prefeitura não deu nenhum retorno sobre as manilhas, que precisam ser substituídas. Segundo ele, “cada chuva que acontece vira tipo um arroio. Começa a preocupar a gente porque a água pode invadir ainda as outras casas, como a minha”.
Lucas da Costa informou que “[a cratera] está afetando toda a vizinhança. A gente pede providências para o poder público para que resolvam o quanto antes e não afete mais a vizinhança”.
Uma capela localizada ao lado da casa de Maria Lopes precisou ser totalmente interditada. O padre responsável, Claudemir Leal, suspendeu as atividades “por não saber a real situação do problema”.
PREFEITURA
A prefeitura afirmou que tem acompanhado a situação e que a Defesa Civil deve fazer uma nova avaliação no local ainda esta semana.
A administração pública informou ainda que uma avaliação preliminar indicou a necessidade de um estudo técnico de engenharia, que deve determinar os próximos passos.
Segundo a prefeitura, equipes municipais estão trabalhando no caso.
(Via G1)