CURITIBA – Segundo meteorologistas do Sistema Meteorológico do Paraná (Simepar), a destruição em mais de 500 casas de Itaperuçu, na Região Metropolitana de Curitiba, foi provocada por um tornado.
Eles consideravam, até então, que o fenômeno se trataria de uma microexplosão, que ocorre quando um forte jato de vento desce ao solo de uma única vez, causando estragos.
Dois adolescentes, de 14 e 17 anos, morreram soterrados por um muro que caiu durante o tornado, registrado na noite de sexta-feira (30). A Defesa Civil Estadual informou que mais de 1,6 mil pessoas foram atingidas pelos estragos da tempestade. Os ventos superaram os 100 km/h, segundo o Simepar.
ESTADO DE EMERGÊNCIA
Na terça-feira, a Prefeitura de Itaperuçu decretou estado de emergência. 99 famílias ainda não conseguiram voltar para suas casas, devido aos estragos.
Um grupo de engenheiros voluntários e da Prefeitura de Curitiba iniciaram nesta quarta-feira (05) um plano de trabalho para ajudar na reconstrução, identificando quais casas ainda possuem riscos de desabamento.
Os especialistas também irão analisar os projetos necessários para recuperar estruturas destruídas pelo tornado de sexta-feira.
AJUDA ESTADUAL
O Governo do Paraná informou que fez o repasse de R$ 150 mil para a reforma de três postos de saúde que foram atingidos. Ainda de acordo com o governo, R$ 2 milhões foram liberados para a Prefeitura de Itaperuçu.