A Prefeitura de Londrina decidiu revogar a medida que suspendia todas as obras públicas na cidade, por conta da pandemia de coronavírus. A decisão do executivo se baseou em recomendações técnicas e a análise de que as obras públicas são de interesse geral.
A determinação anterior mandava interromper todas as obras públicas em 28 de março, no entanto, o entendimento é que muitas delas tem relação com a mobilidade urbana e consequentemente, contribuem com o desenvolvimento urbano.
Apesar do decreto, as obras particulares devem continuar suspensas.
“Obras na área de saúde, educação e assistência social. Tudo que estiver relacionado com isso deve continuar”, disse João Verçosa, secretário de obras.
Conforme o secretário, a cidade irá fiscalizar as construtoras para que cumpram as determinações do Ministério da Saúde relativas ao coronavírus, como distância mínima, uso de máscaras e álcool gel para os funcionários. Ainda conforme a prefeitura, as empreiteiras devem liberar funcionários que integram grupos de risco, além de idosos.
O decreto também autoriza que indústrias de materiais de construção civil voltem a funcionar, mas proíbe a venda dos insumos para obras que não sejam as públicas.