Amazonas vai doar 200 cilindros de oxigênio ao Paraná

Derick Fernandes
Por Derick Fernandes Deixe um comentário 3 min de leitura
Divulgação: Este site contém links de afiliados. Ao clicar neles, você já ajuda a apoiar nosso trabalho, sem qualquer custo adicional para você. Cada clique faz a diferença e nos permite continuar trazendo conteúdo de qualidade! ❤️
Foto: Divulgação

O Paraná vai receber 200 cilindros de oxigênio hospitalar que serão doados pelo Governo do Amazonas. A informação foi anunciada pelo governador amazonense Wilson Lima (PSC) durante entrevista à Rádio BandNews nesta quinta-feira (18). Segundo ele, ainda hoje um avião vai partir de Manaus trazendo os insumos ao estado.

“Acabei de falar com o governador Ratinho Júnior (PSD) que me pediu este apoio em relação a questão do oxigênio e nós já estamos encaminhando 200 cilindros para ajudar nossos irmãos do Paraná”, disse.

Os cilindros serão enviados com o apoio da Força Aérea Brasileira. O Amazonas viveu em janeiro um colapso no sistema de saúde, e chegou a faltar oxigênio no estado – inclusive com o óbitos por conta disso – porém agora, com a situação estabilizada, as doações serão possíveis.

CERVEJARIAS TAMBÉM DOAM CILINDROS

No domingo (14), três cervejarias interromperam paranaenses interromperam a produção da bebida e se uniram para doar cilindros de oxigênio ao hospital de Clevelândia, no sudoeste do estado. A situação crítica da pandemia no Paraná faz com que 97% dos leitos de UTI estejam ocupados.

“Recebi a informação de que Clevelândia estava com dificuldade de fornecer oxigênio e no mesmo momento entrei em contato com a fábrica para saber o que tinha disponível para ajudar. Paramos parte da produção porque usamos o oxigênio para a fermentação do produto”, comentou coordenador da campanha, Pedro Reis, em entrevista ao portal UOL.

FALTA DE LEITOS DE UTI

Atualmente o Paraná tem mais de 1,5 mil pessoas aguardando por leito para tratar a Covid-19. Segundo a Secretaria Estadual de Saúde (SESA) mais de 500 pessoas esperam por vagas em UTI. O secretário Beto Preto, no entanto, afirmou que nenhum paciente está desassistido.

“Estamos atendendo de alguma forma. Seja em UPA, pronto atendimento, essas vagas rodam durante o dia, pelas altas ou óbitos”, avaliou.

Dados mais recentes da pasta, até está quarta-feira (17), mostram que o estado tem 775.070 infectados pela Covid-19 e 14.198 mortes pelo coronavírus.

ASSUNTOS:
Compartilhe
Jornalista
Seguir:
Derick Fernandes é jornalista profissional (MTB 10968/PR) e editor-chefe do Portal i24.
Comentar

Acesse para Comentar.