Quase seis mil doses da vacina contra a Covid-19 expiraram o prazo de validade e serão descartadas em Ponta Grossa, nos Campos Gerais do Paraná. No total, são 5.970 doses do imunizante da AstraZeneca que foram perdidos.
A prefeitura de Ponta Grossa não incentivou campanhas de vacinação e nem promoveu mutirões para evitar o desperdício das doses. A gestão está sob a prefeita Elizabeth Schmidt (PSD).
Em cidades como Maringá, Guarapuava e Londrina, as secretarias induziram a vacinação e reduziram faixas etárias quando as doses estavam próximas de vencer. Em algumas ocasiões, houveram horários estendidos e atividades para incentivar a idade até os pontos.
Através de uma nota, a prefeitura de Ponta Grossa mencionou que essas vacinas vencidas estão sob posse do Ministério da Saúde. Haverá ainda uma análise que vai definir se os imunizantes devem ser descartados, ou podem ser aplicados.
O Ministério Público do Paraná (MP-PR) disse que vai investigar a denúncia, e frisou ainda que abriu um procedimento para acompanhar a cobertura vacinal da poliomielite na cidade.
Já a Secretaria Estadual de Saúde do Paraná não se pronunciou.
Receba notícias do 24H News no seu Telegram e saiba tudo em primeira mão! Inscreva-se em nosso canal: clique aqui!