Foi anunciada nesta quarta-feira (7) a instalação do ILS (Sistema de Posicionamento por Instrumentos) no Aeroporto de Londrina. O equipamento, que melhora a precisão de pousos em dias de neblina, chuva ou baixa visibilidade, tem previsão de ser concluído até o dia 10 de dezembro de 2025.
O sistema ILS é essencial para reduzir cancelamentos e atrasos de voos, além de oferecer mais segurança nas operações aéreas. A tecnologia permite que as aeronaves realizem pousos com maior precisão, mesmo em condições climáticas desfavoráveis, o que deve beneficiar diretamente os passageiros e as companhias aéreas.
A confirmação da instalação é vista como um marco para Londrina e região. A melhoria na infraestrutura do aeroporto tem potencial para atrair novos investimentos, aumentar a conectividade e impulsionar a geração de empregos diretos e indiretos.
A iniciativa contou com o apoio de diversas autoridades, incluindo o ministro da Defesa, José Múcio, o ministro dos Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, o comandante da Aeronáutica, brigadeiro Marcelo Damasceno, e o diretor-geral do Decea (Departamento de Controle do Espaço Aéreo), Maurício de Medeiros.