Uma batalha legal se desenha entre a Construtora Vectra e uma empresária de Londrina que, ao investir cerca de R$ 800 mil em um apartamento na Gleba Palhano, se deparou com uma série de problemas crônicos. Ana Cristina Tristão, que enfrenta tratamento contra o câncer, viu-se obrigada a acionar a Justiça para obter o ressarcimento dos danos, e obteve vitórias contra a construtora.
A residência adquirida por Tristão apresentou desde problemas estruturais, como rachaduras e desgastes em áreas úteis do condomínio, até questões incômodas do dia a dia, como maçanetas soltas e um sistema de exaustão ineficiente.
O apartamento, localizado no Condomínio Parq Guell, na Gleba Palhano, também sofria com a invasão de fumaça toda vez que um vizinho utilizava a churrasqueira. O problema já foi relatado por Ana Tristão várias vezes, mas até hoje, anos após a entrega do prédio, não houve solução.
Ela também reclama de itens como elevadores menores do que o prometido no projeto, além de materiais de baixa qualidade utilizados no empreendimento.
A Construtora Vectra, conhecida pela tradição no mercado de construção civil em Londrina, enfrenta agora a repercussão negativa desses problemas, principalmente entre outros potenciais compradores, visto que Ana Tristão tem bastante prestígio local, como administradora de um cartório.
A situação se agrava pelo fato de que não se trata de um caso isolado. Outros moradores do mesmo edifício também processaram a construtora por situações semelhantes.
O caso em questão se arrasta há oito anos nos tribunais. Ana Tristão, que é funcionária juramentada em um cartório tradicional na cidade, afirma que a Vectra tenta protelar o processo com pedidos de perícia, mesmo após três avaliações que constataram as irregularidades. A postura da construtora, segundo a investidora, demonstra falta de respeito e pouco empenho em resolver as demandas.
Além dos impactos na esfera judicial, a Vectra enfrenta agora a possibilidade de ver sua reputação prejudicada. A construtora, que atua principalmente no mercado residencial de alto padrão em Londrina, poderá ter sua imagem abalada diante da repercussão negativa desse caso.
A reportagem entrou em contato com a Construtora Vectra para obter comentários sobre o caso. Em nota, a empresa respondeu com a seguinte nota (íntegra):
A Vectra informa que zela pela transparência e honestidade nas suas relações com fornecedores, parceiros e clientes e que jamais se furtou a oferecer respostas sobre pedidos de reparos de eventuais vícios construtivos. A construtora está comprometida em solucionar todos os questionamentos levantados e reforça o seu compromisso com a qualidade e a satisfação dos seus clientes.
Receba notícias do 24H News direto no seu celular e saiba tudo em primeira mão! Entre em nosso canal no WhatsApp: clique aqui!