Nesta sexta-feira (02) o jornal Folha de S.Paulo noticiou que 1.532 cidades no Brasil aplicaram vacinas vencidas em aproximadamente 26 mil pessoas. Segundo o jornal, os dados que foram obtidos com base nos registros do Ministério da Saúde revelam que em Londrina, dois casos teriam sido registrados com a vacina AstraZeneca.
A informação no entanto foi negada pela prefeitura de Londrina. Em nota oficial, a Secretaria Municipal de Saúde relatou essas doses foram computadas por uma falha de digitação. O secretário Felippe Machado falou ao 24Horas e confirmou que não houve nenhuma dose vencida da vacina aplicada na cidade.
“As doses aplicadas estavam dentro da validade. Apenas na hora de registrar no sistema, a responsável esqueceu de alterar o número do lote e acabou enviando como se fosse o lote anterior, que já havia sido aplicado”, disse.
Ainda conforme a reportagem da Folha, a cidade com mais registros de doses vencidas é Maringá, reduto eleitoral de Ricardo Barros (PP), líder do governo Bolsonaro. A matéria frisa que na cidade, foram 3.536 pessoas imunizadas com vacinas fora da validade da AstraZeneca.
Em seguida aparecem Belém (PA), com 2.673 e São Paulo (SP) com 996 casos.