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Curitiba continua a padronização das vias para um limite de velocidade de 50km/h

Redação
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2 min de leitura
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Foto: Daniel Castellano / SMCS

O município de Curitiba está dando continuidade às medidas que diminuem a velocidade máxima das ruas para um limite de 50km/h. A principal razão para o projeto, iniciado no ano passado, é a tentativa de amenizar a gravidade dos acidentes ocasionados, alega Rosangela Battistella, superintendente de trânsito.

O projeto começou a ser posto em prática no ano de 2020, mas as mudanças vão continuar ocorrendo ainda nos próximos meses. As primeiras alterações foram feitas nas avenidas Visconde de Guarapava, Presidente Kennedy e Silva Jardim. Mas de acordo com a prefeitura da cidade, espera-se que as vias públicas como: Princesa Izabel, Almirante Tamandaré, João Negrão e XV de Novembro também sofram redução no limite de velocidade para apenas 50km/h.

De acordo com a superintendente de trânsito, Rosangela Battistella, a própria OMS (Organização Mundial da Saúde) recomenda essa redução de velocidade nas vias públicas. Curitiba não foi a primeira a praticar tal ideia, a ONG Criança Segura, em participação à 4ª Semana Mundial das Nações Unidas sobre Segurança no Trânsito, também estabeleceu uma campanha com o objetivo de redução da velocidade das vias urbanas.

De acordo com a organização: “A velocidade é uma questão central para se evitar lesões e mortes no trânsito, pois quanto maior a velocidade do veículo, maior o risco de lesões mais graves e de mortes em caso de acidentes.  A Organização Mundial de Saúde (OMS) recomenda que os governos adotem limite máximo de velocidade inferiores ou iguais a 50 km/h em vias urbanas e de 30 km/h em áreas escolares“.

Algumas das vias que não serão possíveis tais mudanças são, além das vias rápidas: a Avenida Comendador Franco e Linha Verde (ambas continuam com limite de 70km/h), a Rua Professor Pedro Viriato Parigot de Souza e a Avenida Mascarenhas de Moraes (permanecerão com o limite de 60km/h).

* Estagiária do 24Horas com supervisão do jornalista Derick Fernandes 

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