Os três principais hospitais de referência em atendimento ao coronavírus (Covid-19) em Londrina, Hospital Universitário, Santa Casa e Hospital Zona Sul, contam com 161 respiradores e 72 leitos de UTI para tratamento da doença.
As informações foram consultadas pelo Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde (CNES) vinculado ao Ministério da Saúde.
A base de dados oferece informações de acesso público como, quantidade de leitos dos SUS, unidades de isolamento e a quantidade e disponibilidade de equipamentos de uso médico. A consulta pode ser feita neste link.
Conforme o CNES, Londrina tem ainda 5 leitos de isolamento no Hospital Universitário.
Contando com as Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), Londrina ganha 6 novos respiradores, essencial para tratar casos graves da Covid-19. Na cidade, a prefeitura definiu a UPA Sabará (Zona Oeste) como referência para acolhimento de pacientes com suspeitas da doença. A UPA tem 4 leitos de UTI e 2 respiradores.
Se preciso, Londrina também tem a UPA Centro-Oeste que dispõe de 04 respiradores e 16 leitos de repouso. A unidade, entretanto, não conta com leitos de UTI.
A Santa Casa, por sua vez, conta com 56 respiradores e 4 vagas de UTI.
HOSPITAL UNIVERSITÁRIO
Em maioria absoluta, o Hospital Universitário de Londrina tem o maior número de respiradores – 102. Porém, 95 deles estão em pleno funcionamento. O hospital também conta com 36 leitos de UTI exclusivos para tratamento do coronavírus.
Outros 17 leitos são para a UTI tipo III para casos de intervenção médica de alta complexidade, além dos 5 leitos de isolamento.