Pré-candidatos à prefeitura de Londrina usaram as redes sociais para publicar imagens da obra quase-completa do esperado viaduto da Avenida Dez de Dezembro sobre a Av. Leste-Oeste, ao lado da rodoviária.
O questionamento foi unânime: a obra está torta ou foi construída errado? O projeto tem chamado a atenção devido a uma leve curva no final da estrutura.
Mas segundo a prefeitura, é exatamente dessa forma que ele deveria ser construído por um simples motivo: Não haveria espaço para as alças laterais, e seria necessário desapropriar parte do terreno de um posto de combustíveis e de outros estabelecimentos comerciais que ficam localizados exatamente no término do viaduto.
O resultado disso é que a obra ficaria muito mais cara, por conta das indenizações de desapropriação.
Para se adequar a seis pistas, a curva foi incluída na proposta, que está sendo construída por uma empreiteira de Maringá, vencedora da licitação da obra. O secretário de obras João Verçosa explica que a curva tem a finalidade de alinhar a descida do viaduto com quatro pistas de tráfego da Dez, enquanto as alças são as outras duas.
“Ocorre que o canteiro central da Dez está sendo corrigido para ligar ao viaduto corretamente. Isso faz parte de um estudo de engenharia para evitar desapropriações. Se o viaduto fosse simétrico, seria necessário remover parte do terreno do posto e de outros estabelecimentos ali para dar lugar a alça de acesso”, conta.
MAS A OBRA ESTÁ TORTA?
Conforme a explicação do secretário, não, e o resultado final será aprovado. A sinalização que será executada na Dez de Dezembro e as cabeceiras do viaduto farão a ligação exata com a avenida, conforme apresentado no projeto da obra:
Por fim, o viaduto terá iluminação cênica e passa agora por obras de finalização, como a instalação de muretas de proteção e parapeitos para pedestres que forem utilizá-lo.