Duas cidades da região Norte do Paraná apresentam cenários preocupantes em relação à taxa de ocupação dos leitos UTI reservados para pacientes com coronavírus. Cornélio Procópio e Santo Antônio da Platina apresentam a pior situação, com 90% dos leitos ocupados em Cornélio, e 100% de ocupação em Santo Antônio da Platina.
Em toda região, que abrange 97 cidades, inclusive Londrina, a taxa de ocupação está em 69% de acordo com a Secretaria Estadual de Saúde. No caso de Cornélio Procópio, de 10 leitos disponíveis, 9 estão ocupados por pacientes com a doença.
O Hospital Regional do Norte Pioneiro, em Santo Antônio da Platina, está prestes a colapsar. Por lá, 100% dos leitos UTI Covid estão ocupados, e o governo estuda ações a serem tomadas. Pacientes que precisem de internação em UTI agora estão sendo trazidos para Londrina ou alocados em outros leitos na região.
Segundo a Secretaria de Saúde, a taxa de letalidade na UTI chega a 40%. O número já chegou a 60% no auge da pandemia.
Em Londrina, a taxa de ocupação dos leitos UTI está em 73% no Hospital Universitário (HU). Apesar disso, há leitos que foram desativados, mas podem ser reativados a qualquer momento com rapidez.