Um novo bloqueio atmosférico deve trazer calor próximos dias. Segundo o Simepar, uma massa de ar quente está se formando na região central do Brasil, favorecendo a estabilização de uma massa de ar quente sobre amplas áreas do território nacional.
Esse sistema de alta pressão, presente em médios níveis da atmosfera, intensifica a circulação do ar de cima para baixo, resultando no aumento das temperaturas e na inibição da formação de grandes nuvens de chuva. Consequentemente, o avanço de frentes frias em direção às regiões centrais do país é bloqueado.
O fenômeno conhecido como “veranico” é mais perceptível nas tardes, quando as temperaturas são elevadas, embora as noites e madrugadas permaneçam frias devido à menor incidência de radiação solar e ao encurtamento dos dias.
Para os Próximos Dias a previsão é de elevação das temperaturas até 25 de julho, com máximas ficando entre 3°C e 5°C acima do habitual para a época. No oeste do Mato Grosso do Sul, oeste do Paraná, oeste de Santa Catarina, e oeste e norte do Rio Grande do Sul, a elevação será ainda mais significativa, com temperaturas excedendo 5°C e podendo chegar até 7°C acima da média para o mês de julho.