A morte de um rapaz em confronto com policiais militares no final da manhã deste domingo (11) desencadeou uma série de protestos organizados por alguns moradores do Jardim Califórnia, na Zona Leste de Londrina.
Eles queimaram pneus, fecharam ruas e gritaram palavras contra a Polícia Militar.
Segundo informações apuradas pela reportagem, eles pedem justiça pela morte de Cristiano da Silva Rodrigues de Jesus, de 20 anos. O rapaz foi morto ao reagir a uma abordagem policial. De acordo com informações da PM, ele usava tornozeleira eletrônica e já tinha passagens por tráfico de drogas, além de estar portanto uma arma e 52 pinos de cocaína. O revólver e a droga foram apreendido.
Os populares, no entanto, dizem que o rapaz não estava armado no momento da abordagem, e que pouco antes dos disparos, Cristiano tentou fugir pelos fundos de uma residência e pulando um muro. Familiares afirmaram que mesmo com ele supostamente desarmado, os policiais atiraram contra o rapaz, que não resistiu e morreu no local.
Ainda enquanto a polícia atendia a ocorrência, populares revoltados reagiram jogando pedras e ofendendo os policiais. Os agentes precisaram reagir com bombas de efeito moral e munição de borracha – não houve feridos.
PROTESTOS
Ao longo do dia, outros protestos aconteceram na região e ainda agora na noite de domingo, moradores relataram ao 24Horas que o clima é tenso no local. Em alguns pontos, pneus ainda estão sendo queimados e um incêndio criminoso atingiu materiais na área externa da antiga seda da indústria têxtil Carambeí, na rua Mahatma Gandhi.
A polícia faz rondas na região para conter possíveis aglomerações e desordens. Até o momento não houveram outros incidentes na região do Jardim Califórnia. Os incêndios devem ser investigados.