Um avião da Azul fez o chamado “pouso positivo”, no Aeroporto Internacional de Florianópolis obrigando à interdição da pista. O aeroporto ficou fechado nesta segunda-feira(12.08), por causa de danos nos pneus da aeronave Embraer 195-E2, sofridos durante o pouso do voo AD 4225 (CNF-FLN) que havia saído do Aeroporto Internacional de Confins, em Belo Horizonte (MG).
O terminal divulgou a suspensão das operações em uma publicação nas redes sociais. A Azul informou que, por motivos técnicos, o voo AD 4225 não conseguiu deixar a pista por meios próprios por causa dos danos.
Um dos passageiros flagrou os pneus que parecem murchos rente ao solo ao sair da aeronave. Ele disse que conseguiu descer do avião por volta das 02h30.
Segundo a Zurich Airport Brasil, concessionária que administra o local, os passageiros e tripulantes desembarcaram com segurança e neste momento a pista 14/32 está fechada para pousos e decolagens, sem previsão de reabertura.
O chamado pouso positivo é feito em pistas molhadas ou muito curtas. Por conta da velocidade do pouso (geralmente entre 220 e 280 km/h), a água da pista não consegue se dispersar por baixo dos pneus em um pouso suave, e o trem de pouso vai aquaplanar na superfície da água, possibilitando uma derrapagem e até um acidente. Então, se estiver chovendo o “pouso perfeito” só será possível com um pouso firme. Entretanto, não há notícias de que estivesse chovendo no momento do pouso desta aeronave em Florianópolis.