A pesquisa realizada pelo instituto Paraná Pesquisa entre os dias 26 e 29 de outubro mostra que a um ano das eleições municipais de 2024, o deputado federal Beto Richa (PSDB) está empatado tecnicamente na liderança da disputa pela prefeitura de Curitiba, capital do Paraná.
De acordo com o levantamento que ouviu 805 pessoas, Beto Richa obteve 13,7% das intenções de voto em um cenário no qual seu nome foi apresentado isoladamente. No entanto, em uma simulação mais ampla com oito pré-candidatos, a diferença entre Beto Richa e o primeiro colocado na pesquisa encontra-se dentro da margem de erro, que é de 3,5 pontos percentuais para mais ou para menos.
Nessa simulação mais ampla, surgem outros postulantes ao cargo, como o ex-procurador Deltan Dallagnol, apesar de mencionado na pesquisa, está inelegível por 8 anos com base na lei da ficha limpa, o que o impede de concorrer nas próximas eleições.
Outros candidatos incluem o deputado estadual Ney Leprevost (14,7%), o deputado federal Luciano Ducci (14,5%), e o já mencionado deputado federal Beto Richa (13,7%). No limite da margem de erro, figura o vice-prefeito de Curitiba, Eduardo Pimentel, com 10,8% das intenções de voto.
Além da pesquisa, a próxima segunda-feira marcará a convenção do PSDB do Paraná, na qual Beto Richa deverá ser eleito para liderar o partido no estado. Atualmente, como presidente da comissão provisória, Richa é o favorito para assumir a liderança no Diretório Regional do PSDB.
Beto Richa tem destacado que o partido buscará se fortalecer e se concentrará nas eleições municipais de 2024, com a intenção de lançar candidatos em um grande número de cidades do Paraná.
Receba notícias do 24H News direto no seu celular e saiba tudo em primeira mão! Entre em nosso canal no WhatsApp: clique aqui!