DIÁRIO 24H
LONDRINA
O projeto de lei que institui o Projeto Escola Cidadã foi aprovado pela Câmara Municipal de Londrina.
A proposta consiste na fixação de placas, na(s) entrada(s) principal(is) das escolas municipais, com o número de telefone da Guarda Municipal de Londrina (153) e o índice de aprovação e a classificação da escola e do Município obtidos no Índice de Aprovação de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb).
Em entrevista à Paiquerê, o autor da proposta, vereador Filipe Barros (PRB), esclareceu que serviu apenas como “ponte” para uma iniciativa da secretaria de Educação. “A secretária Maria Tereza [Pascoal de Moraes] me procurou com a ideia de colocar placas com o número da Guarda Municipal nas escolas, mas que a secretaria não tinha dinheiro para tirá-la do papel. Me comprometi em levar a secretária às entidades que se preocupam com o desenvolvimento de Londrina – e assim fiz. Tivemos uma reunião na Associação Comercial e Industrial de Londrina (ACIL) e estas entidades se comprometeram em arcar com os custos de implementação e manutenção do projeto”, explicou.
Barros explicou que o projeto é autorizativo, ou seja, o prefeito Marcelo Belinati (PP), através de um decreto, analisará o melhor momento para a instalação das placas.
A Secretaria de Defesa Social manifestou-se a favor do projeto. A Secretaria de Educação informou que já está tomando as providências previstas no projeto.