O cenário político em Londrina para as eleições municipais ganha novos contornos, e Marco Brasil, deputado federal e presidente do Progressistas (PP) na cidade, emerge como uma figura forte para suceder o atual prefeito Marcelo Belinati.
Em entrevista recente à Folha de Londrina, Marco Brasil, apesar de não confirmar oficialmente sua candidatura, ressaltou que a decisão sobre o nome do partido será tomada em convenção. Com as eleições se aproximando, a falta de um nome empolgante no clã de secretários de Belinati fortalece a possível candidatura de Marco Brasil.
O deputado registrou mais de 50 mil votos nas eleições de 2022, tornando-se o primeiro suplente do PP. Após o convite do governador Ratinho Junior para que Ricardo Barros assumisse uma secretaria no Governo do Paraná, Barros cedeu a vaga a Marco Brasil, que assumiu como deputado federal representante de Londrina.
Dentro do grupo Belinati, outros nomes são cogitados, como o secretário de Saúde, Felippe Machado, o presidente da Cohab, Bruno Ubiratan, e o secretário de planejamento Marcelo Canhada. O vice-prefeito João Mendonça, embora também seja considerado, possui influência do grupo liderado por Denian Couto e Deltan Dallagnol do Podemos.
Apesar das especulações, Marcelo Belinati não confirma nem nega o apoio a Marco Brasil. O atual prefeito afirma que terá um nome apoiado por ele nas eleições, mas mantém o suspense sobre quem será o escolhido.
Enquanto Maringá e Curitiba têm cenários mais definidos, em Londrina a indefinição persiste, com Marco Brasil ganhando força como possível candidato do PP na disputa eleitoral.