A noite de Champions do Raphinha na última quarta-feira (23) foi praticamente perfeita, o Barcelona goleou o Bayern de Munique por 4 a 1, o craque brasileiro marcou um hat-trick, recebeu o prêmio de melhor jogador da partida, completou a marca de 100 jogos pelo clube e foi o capitão da equipe, o que tem sido recorrente nas partidas. Nesse começo de temporada, para muitos, Raphinha é o melhor jogador do Barcelona e, caso continue nesse ritmo, tem tudo para brigar pela bola de ouro no final da temporada.
Início conturbado no Barcelona e na seleção
Raphinha chegou ao Barcelona na temporada 2022/23, porém a sua chegada não foi das melhores, o início do ponta foi conturbado, o técnico era o Xavi, foi ele quem bancou Raphinha e não permitiu que o Barcelona o negociasse. Entretanto, houve um boato de que Raphinha teria discutido com Óscar Hernández, auxiliar e irmão de Xavi, após o brasileiro ter sido substituído em uma partida pelo Campeonato Espanhol. Menos de um mês após o ocorrido, Xavi foi demitido do cargo de técnico do Barcelona.
Por mais que Raphinha demonstrasse esforço e qualidade, nas suas primeiras temporadas, ele foi o segundo jogador que mais participou de gols no Barcelona, ficando atrás somente do atacante Lewandowski. A torcida criticava-o nas redes sociais.
Na mesma temporada, Raphinha foi convocado para disputar a Copa do Mundo pelo Brasil, disputando 5 partidas ao todo, Raphinha não participou de nenhum gol, o que fez o craque ser ainda mais questionado na seleção.
Hansi Flick, peça fundamental na transformação do Raphinha
Para completar a noite da última quarta, após a partida contra o Bayern, em uma entrevista, Hans Flick falou sobre Raphinha.
“Eu nunca tive um jogador como o Raphinha”.
O técnico alemão chegou nesta temporada no clube catalão, após comandar a seleção alemã nas temporadas 21/22 e 22/23. O alemão também comandou a equipe do Bayern de Munique na temporada 19/20, onde foi campeão da Champions League.
Raphinha, que originalmente é ponta direita, atuou em outras áreas do ataque nessa temporada, como ponta esquerda e pelo meio, armando o ataque e entrando mais na área, tanto no Barcelona quanto na Seleção Canarinho.
Nesta temporada, em 10 jogos pelo Barcelona, Raphinha acumula uma média de 1,15 participações em gols por jogo (9 gols e 6 assistências), enquanto isso, na seleção, na ausência de Vinícius Jr e Neymar, principais jogadores do ataque da seleção, o craque tomou a responsabilidade para si e marcou 2 dos 4 gols do Brasil contra a seleção do Peru no último jogo pela eliminatória da Copa do Mundo 2026.
Próximo duelo
Raphinha tem jogo duro pela frente, neste sábado (26), o brasileiro entra em campo no El Clásico, Real Madrid e Barcelona se enfrentam pelo Campeonato Espanhol no Santiago Bernabéu, às 16h00 (horário de Brasília).