Nesta segunda-feira (29), 38 hospitais do Paraná receberam 190 equipamentos de obstetrícia da Secretaria de Estado da Saúde, em um evento que aconteceu no Departamento de Logística da Saúde (Dels), em Curitiba. Ao todo os aparelhos somam R$ 335 mil em recursos do Tesouro estadual.
O secretário de Estado da Saúde, Michele Caputo Neto esteve no evento e destacou a importância que esta entrega tem para a realidade do Estado.
“Essas maternidades que estão aqui hoje são coautoras dos bons resultados que o Paraná tem atingido. São os melhores índices da história do Estado em mortalidade infantil e materna. Desde sempre, colocamos muito recurso para nossos hospitais, desde custeio, reforma e equipamentos. Este não é o primeiro e também não será o último investimento, ainda tem muita coisa para acontecer”, enfatizou Caputo Neto.
Dentre os equipamentos distribuídos estão 61 oxímetros de pulso; 25 fototerapias; 15 detectores fetais; 63 divãs clínicos; 10 mesas ginecológicas luxo; e 16 mesas ginecológicas simples.
Segundo o presidente da Federação das Santas Casas de Misericórdia e Hospitais Beneficentes do Paraná (Femipa), Flaviano Feu Ventorim, os hospitais costumam ter dificuldade para adquirir equipamentos, pois o valor deve sair das despesas diárias da instituição.
“Os últimos anos têm sido um período de muita parceria para os hospitais filantrópicos. A atual gestão entende a importância dessas instituições e isso só serve para contribuir com quem realmente precisa: o paciente que usa o Sistema Único de Saúde no Estado”, salienta Ventorim. Na ocasião, ele também representou o Hospital da Providência Materno Infantil de Apucarana.
O diretor administrativo do Hospital de Caridade São Vicente de Paulo de Guarapuava, Nadir Roberto Martini, fala que alguns equipamentos precisam ser trocados devido ao tempo de uso. “Alguns equipamentos depois de algum tempo de uso começam a demandar muita manutenção. A entrega de hoje vai ajudar a renovar nosso parque tecnológico e garantir que os usuários tenham sempre equipamentos de ponta à disposição”, destaca.
A diretora-geral da maternidade Mater Dei, em Curitiba, irmã Iracema Vujanski, também foi receber os equipamentos. “Estes aparelhos trarão ainda mais qualidade na assistência à gestante. Temos cada vez mais nascimentos. Em 2017 foram, em média, 360 por mês e, com os equipamentos, as mães serão acolhidas cada vez melhor”, afirmou.
Confira os hospitais contemplados:
1ª Regional de Saúde:
Hospital Regional do Litoral
2ª RS:
Hospital Pequeno Príncipe
Hospital Angelina Caron
Hospital e Maternidade Alto Maracanã
Hospital de Clínicas
Hospital Municipal de Araucária
Hospital e Maternidade São José
Hospital Trabalhador
Mater Dei
Hospital Evangélico de Curitiba
3ª RS:
Santa Casa de Ponta Grossa
Hospital Universitário Regional dos Campos Gerais
4ª RS:
Santa Casa de Irati
5ª RS:
Hospital de Caridade São Vicente de Paulo de Guarapuava
Instituto Virmond de Guarapuava
6ª RS:
APMI
7ª RS:
Instituto São Lucas de Pato Branco
Policlínica de Pato Branco
8ª RS:
Hospital Regional do Sudoeste Dr. Walter Alberto Pecoits
9ª RS:
Hospital Ministro Costa Cavalcanti
10ª RS:
Hospital São Luccas – FAG
Hospital Universitário de Cascavel
11ª RS:
Hospital Santa Casa de Misericórdia de Campo Mourão
12ª RS:
NOROSPAR
14ª RS:
Santa Casa de Paranavaí
15ª RS:
Hospital Universitário de Maringá
Santa Casa de Maringá
Hospital Metropolitano de Sarandi
16ª RS:
Hospital da Providência Materno Infantil
Hospital Municipal de Faxinal
Santa Casa de Arapongas
Hospital Municipal Victor de Souza Pinto
17ª RS:
Hospital Evangélico de Londrina
Hospital Universitário de Londrina
18ª RS:
Santa Casa de Cornélio Procópio
19ª RS:
Hospital Regional do Norte Pioneiro de Santo Antônio da Platina
20ª RS:
Hospital Bom Jesus de Toledo
22ª RS:
Instituto de Saúde Bom Jesus de Ivaiporã
(Com informações da Agência de Notícias do Paraná)